Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

27.2.09

respostas à governadora Yeda Crusius, sobre o fechamento das escolas itinerantes do MST-RS

 
Como já é de conhecimento público, o governo do estado, por meio do Ministério Público, proibiu as escolas itinerantes nos acampamentos do MST e agora (conforme a ZH não cansa de anunciar) tem como próximo alvo o Instituto Josué de Castro, Iterra, em Veranópolis, onde funcionam cursos técnicos em convênio com MST e também o curso de Pedagogia do Campo (convênio com a UNB).
Acusam a escola de formação ideológica. Ora, existe alguma escola que não faça formação ideológica? Qual conceito de ideologia se referem estes que usam o poder para coagir e proibir alternativas de educação que estão dando certo?
Repasso o texto escrito por uma companheira que assim como eu é educadora nesta escola.Convido vocês a conhecer de perto o trabalho do Iterra para tirar as próprias conclusões.
Por favor, leiam e repassem. Não acredito que publicarão este artigo no referido jornal local por motivos óbvios.
 
Abraços
 
Andréia Meinerz - educadora popular
 


Segue abaixo o comentário que acabei de  enviar para a ZH sobre a noticia .

----- Original Message -----
Sent: Friday, February 20, 2009 1:21 PM
Subject: indignação

 
Prezados jornalistas da redação!!!
 
Gostaria de registrar minha indignação com o comentário feito por Humberto Trezzi na ZH de 18 e ainda sobre reportagem sobre escolas Itinerantes e Iterra no dia 19/02, e as falas tendenciosas deste jornal.

Sou psicóloga, trabalho há 13 anos com politicas públicas de saúde e eventualmente sou convidada pelo Iterra para dar aula para as turmas de Magistério e  Saúde Comunitária. Quando conheci o Iterra há 4 anos atrás também tinha muitos preconceitos com relação ao MST, pois nunca concordei com nenhuma forma de violência. Para a minha surpresa o que eu experienciei e tenho experienciado todas as vezes que tenho estado naquela escola é na verdade um exemplo de vida coletiva e de democracia participativa, de respeito a vida humana, à natureza e de organização social. Eles nos dão aula de solidariedade, justiça, e acolhimento. Não entendo qual é o problema de sonhar e lutar por uma sociedade mais justa e solídária?
 
Eu como professora daquela escola não posso conceber que digam na mídia que lá os professores ensinam aos alunos táticas de guerrilha e estratégias de invasão de terras...isso é um absurdo!!!!! EU NÃO FAÇO ISSO!!! E jamais vi alguma ação que demonstrasse isso, durante minhas estadas na escola. Falo isso como profissional de saúde, educadora e cidadã.
 
Se acham que o que acontece no Iterra é "lavagem cerebral",  e que eles cantam "hinos de guerra" então passei por isso na minha juventude e nem era no MST, pois o que vejo hoje na escola, são jovens cantando musicas que falam de amor, de paz, de justiça, sonhos de um mundo novo...tudo isso me reporta a minha vivência em Grupos de Jovens, em minha juventude, ou o que se vê em acampamentos de escoteiros. Ou ainda em Centros de Recuperação para Dependentes Químicos. Então qual é o problema???? Acho que o problema é porque é o MST... e aprendemos culturalmente que sem terra e comunistas "comem criancinhas"...só que ninguém fala é que isso é mito, é lenda da época da ditadura no país.
 
Se o governo do estado e o MP se preocupassem mais em chamar a população para, de forma democrática e participante, construir uma política pública que dê conta dos problemas na saúde e na educação e de um projeto de educação preventiva e de promoção a saúde que produza sentido na vida de tantos jovens não teríamos tantos jovens com problemas dos mais diversos, inclusive buscando no mercado da droga uma forma de dar sentido a sua vida. Acho que a ZH deveria fazer o contraponto, mas pelo visto fica dificil, e assim cada vez mais a sociedade terá uma idéia completamente distorcida dos movimentos sociais.
 
Porque o MP e governadora Yeda não vão vasculhar a roubalheira do Detran???? Ou algumas ONGS que embolsam dinheiro público em beneficio de poucos????
 
Será que no RS estamos voltando à idade Média, onde os livros de Filosofia que eram contra o poder hegemonico da época eram escondidos a sete chaves???
 
Qualquer dia vão crucificar vários cientistas sociais, entre eles, Paulo Freire, que aliás é o grande inspirador das escolas itinerantes do MST que tem dado certo há 13 anos.
 
Eu não consigo entender um governo desse tipo!!!!! e Muito menos o MP que deveria defender os direitos humanos.... e a inclusão social.

Loiva Maria De Boni Santos
Psicóloga Social Comunitária
Professora Universitária
Consultora em Saúde Mental e Dependência Química
Tutora da Humanização do SUS
Conselheira do CRP
 

Companheiros,
 
Estamos assistindo um festival de besteirol protagonizado por um setor do Ministério Público e da "ainda" governadora Yeda Crusius.
 
Vira e mexe eles desenterram o assunto (Escola itinerante, ocupações, etc)
 
Até quando teremos que ouvir esta postura velha, carcomida, que não tem mais espaço no mundo.
 
Assistimos também o Sr.Gilmar Mendes, Presidente do Supremo Tribunal Federal, opinando sobre decisões do Executivo, usurpando as funções do Congresso (este sim eleito para opinar e fiscalizar).
 
Este senhor nem sequer esconde a sua total falta de isenção ao opinar antes que qualquer pessoa ou entidade "pergunte" ao tribunal sobre a legalidade de tais atos do Executivo.
 
O que este senhor tem que explicar a população como é que um Juiz que roubou milhões e milhões como o Lalau recebe os seus vencimentos de juiz e está "preso" em sua casa onde recebe amigos e faz festinhas. Tem que explicar como um juiz que vende sentenças a traficantes será "rigorosamente" punido sendo obrigado a se aposentar com o salário integral de juiz. Donde vem o dinheiro Sr. Gilmar? Do bolso do contribuinte que luta durante 35 anos de trabalho e 65 anos de idade para poder se aposentar e ver sua minguada aposentadoria perder valor ano após ano.
 
Porque o Estado tem que encher as burras do judiciário que paga até bandido (e paga bem, decidido por quem?), e não pode fazer convênio com entidades que lutam pela reforma agrária e para melhorar a vida do povo?
 
Que se fiscalize estes convênios, as obras faraônicas do judiciário.
 
Quem teve chance de estudar e se tornar juiz, teria que receber penas mais rigorosas quando praticassem crimes e não prisão especial e outras "cositas" que nos comuns mortais não temos.
 
Que não seja esse senhor o fiscal porque já demonstrou que não tem sequer um pingo de isenção.
 
Portanto meus companheiros, vamos continuar enfrentando aqueles que criam crises e lucram com elas.
 
Vamos garantir escola aos filhos daqueles que arrancam da terra o alimento da nossa mesa.
 
Jairo Carneiro
Metalúrgico
 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz