Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.2.09

escolas itinerantes do MST

18/2/2009
 
'Crianças acampadas são discriminadas', denuncia deputado
 
"Essa questão de fechar as escolas é da Secretaria da Educação, que não aceita escola funcionando dentro de acampamento. Essas escolas têm currículo conforme manda o Conselho Estadual de Educação. Pedagogicamente, vão tirar a história dessas crianças", afirma Dionilso Marcon, deputado estadual - PT-RS, em entrevista ao jornal Zero Hora, 18-02-2009.
 

Eis a entrevista.

Por que as escolas itinerantes devem permanecer abertas?

A escola itinerante vai aonde estão as crianças. Se forem fechadas, as crianças terão de ir até a escola. O Estado diz que vai dar transporte, o que vai sair mais caro do que é hoje para pagar os professores e as merendeiras das itinerantes. Atualmente, não gastam mais de R$ 20 mil por mês para manter tudo isso. Além disso, as crianças dos acampamentos serão discriminadas nas escolas convencionais.

Por quê?

Porque são acampadas, porque fedem a fumaça, essas coisas. Tenho muito medo de que elas serão discriminadas pelos outros alunos desses colégios por virem de acampamentos do MST.

O Ministério Público sustenta que há um componente ideológico nas escolas itinerantes.

Essa questão de fechar as escolas é da Secretaria da Educação, que não aceita escola funcionando dentro de acampamento. Essas escolas têm currículo conforme manda o Conselho Estadual de Educação. Pedagogicamente, vão tirar a história dessas crianças. Tivemos uma audiência com o MP na quinta-feira passada, mas disseram que não havia muito o que fazer. Ficamos de ver se o movimento fazia um documento, ver se tem algo que caiba na lei.

O movimento pretende reagir de alguma forma?

Estão debatendo, com certeza vai haver mobilização. É um absurdo tirar o direito de estudar das crianças. As crianças não terão aula, porque costumam trocar muito de acampamento. No caso da itinerante, a escola vai junto. Agora, os alunos vão perder o ano letivo. Até chegar a uma nova cidade, fazer a transferência de matrícula, achar local, vão perder um mês, no mínimo. Aí, acaba perdendo o ano letivo, é como ocorria antes da criação das itinerantes.

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz