Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.2.09

Informes 6/fev/09/Ano XV nº 4172

 

Até mais, companheiro Adão

O deputado Adão Pretto (PT-RS), 63 anos, morreu às 7h50 de ontem em Porto Alegre. O deputado estava internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, onde havia se submetido a uma cirurgia para retirada do pâncreas.

O velório começou às 9h30 de ontem na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e estendeu-se até a manhã de hoje. O sepultamento está marcado para as 10h, no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. Adão Pretto despontou como uma liderança expressiva do movimento camponês no interior gaúcho. Na Câmara, opunha-se aos ruralistas na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e também atuava na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

O último projeto de lei do deputado foi apresentado em outubro do ano passado. A proposta acaba com o pagamento de indenização compensatória nos processos de desapropriação para fins de reforma agrária.

Deputados de todos os partidos reversaram-se ontem na tribuna da Câmara para homenagear a trajetória política de Adão Preto. A Mesa Diretora cancelou as votações previstas para as sessões da manhã e da tarde.

Adão Pretto estava no quinto mandato como deputado federal. A ex-senadora Emília Fernandes, também do PT, é a primeira suplente da vaga deixada pelo parlamentar.

Bancada lamenta perda da "Voz do Lavrador"
Em nome da bancada do PT na Câmara, o líder Cândido Vaccarezza (SP) lamentou a morte do deputado Adão Pretto (PT-RS). "O falecimento do companheiro Adão Pretto representa uma grande perda para o PT, o Brasil e os movimentos sociais. Adão não expressava apenas a esperança de mudanças, ele era a mudança". Leia a íntegra da nota: "Adão Pretto, a Voz do Lavrador O falecimento do companheiro Adão Pretto representa uma grande perda para o PT, o Brasil e os movimentos sociais. Adão não expressava apenas a esperança de mudanças, ele era a mudança. Antes de Adão Pretto, o Congresso Nacional já abrigara lutadores pela reforma agrária, em geral bacharéis. Com Adão Pretto, o discurso da reforma agrária adquiriu concretude, manifestado pela própria voz do lavrador, acostumado à labuta de sol a sol e com uma particularidade importante: este lavrador sabia temperar seu sólido discurso com a verve seus versos populares. Adão Pretto, os que vão nascer o saúdam. Deputado Cândido Vaccarezza Líder do PT na Câmara."

Fontana divulga nota de pesar pela morte do "incansável lutador"

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), líder do Governo na Câmara, divulgou nota de pesar pela morte do "companheiro, amigo e deputado" Adão Pretto (PT-RS). "É com profundo pesar que acompanhamos o falecimento do companheiro, amigo e deputado federal Adão Pretto. Quem teve a honra de conviver com o Adão há pelos menos duas décadas sabe da importância que ele teve na construção do Partido dos Trabalhadores e de um Brasil mais justo e soberano. Foi um incansável lutador pela reforma agrária no país".

Segundo Fontana, Adão mostrou-se "um lutador social". "Sua causa principal sempre foi a dos pequenos agricultores e dos trabalhadores sem terra. Para o Adão, a justiça social e a justa divisão da terra eram fontes de inspiração que moviam os seus sonhos. Um homem honrado, grande líder político e articulador de inúmeros projetos, os quais defendeu com muita determinação e convicção nos seus cinco mandatos como deputado federal pelo PT gaúcho".

Segundo Henrique Fontana, "os seus exemplos, as suas ações e os seus objetivos estarão sempre vivos em nossa memória". "Inspirados em seus objetivos estaremos engajados na cotidiana construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Obrigado, companheiro e amigo Adão, pelos ensinamentos e pela convivência. À família, aos amigos, companheiros e companheiras de caminhada, a nossa solidariedade nesse momento tão difícil".

"Hoje é um dia muito triste", diz Marco Maia

O deputado Marco Maia (PT-RS), 1° vice-presidente da Câmara, lamentou a morte de Adão Pretto (PT-RS). Leia a íntegra: "Hoje o dia começou mais triste. Perdemos um grande parlamentar, amigo, parceiro de lutas, meu vizinho de bairro, do bairro Harmonia em Canoas, no Rio Grande do Sul. Fará muita falta, tanto no Rio Grande do Sul como em todo país, deste defensor incansável de uma parcela excluída da sociedade: os pequenos agricultores, os trabalhadores sem terras, os camponeses. Tive a honra de poder atuar com ele na defesa dos agricultores familiares.

O Adão Pretto fará muita falta, foram cinco mandatos nesta Casa. Sempre foi um homem honrado, leal aos seus princípios, um político respeitado por todos, independente dos vínculos políticos-partidários-ideológicos.

Hoje é um dia muito triste, a sociedade brasileira perdeu um líder, uma pessoa simples, lutadora, sonhadora, uma pessoa que, apesar dos anos, manteve o mesmo vigor que tinha na juventude na defesa dos seus ideais, na defesa dos mais oprimidos, excluídos.

Aos familiares, amigos, deixo um abraço fraterno e digo com toda a franqueza, que o trabalho de luta do Adão Pretto, sua história política não será esquecida, nem por esta Casa, nem pelos seus companheiros de jornada, nem pelos trabalhadores rurais, nem pela sociedade brasileira".

MST divulga nota de "solidariedade e pesar"

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou nota de pesar pelo falecimento do deputado Adão Pretto (PT-RS). No documento, a Coordenação Nacional do MST afirma que Adão Pretto "caracterizou-se pela defesa intransigente da reforma agrária". "No Congresso Nacional, denunciou e combateu as ações da bancada ruralista, e tornou-se um dos pilares do Núcleo Agrário do Partidos dos Trabalhadores".

Segundo a nota, "mais que um parlamentar, Adão sempre foi um camponês, com seu jeito simples, honesto e contundente, mas acima de tudo um lutador". "Sempre presente nas lutas dos movimentos sociais, sempre levando as reivindicações e bandeiras populares para o parlamento, denunciando a criminalização e a repressão da luta do povo"

Deputados se despedem de Adão Pretto

Parlamentares de diferentes bancadas partidárias da Câmara prestaram homenagem ontem ao deputado Adão Pretto (PT-RS). Os deputados ressaltaram a "humildade, generosidade e sabedoria" com as quais o petista escreveu a sua história em busca de uma sociedade mais justa e mais inclusiva.

Emocionado, o deputado Paulo Rocha (PT-PA) fez a sua mensagem destacando a garra e a dedicação de Adão na incansável missão de ajudar as pessoas. "Além de companheiro, era um irmão. Era um irmão, porque se comportava com generosidade. Era radical na sua posição, mas sabia mediar quando preciso. Simples, sem muita formação intelectual, mas sua voz, sábia, refletia a vontade de sua gente e os sonhos do seu povo. Era um político pelas mudanças, mas um poeta para expressar a sociedade que queria! Até mais companheiro Adão, nos espere no paraíso", concluiu Paulo Rocha.

O deputado Marcelo Ortiz (PV-SP) também demonstrou sua emoção. "A perda de um companheiro é sempre lamentável. Passamos nesta Casa um tempo muito grande discutindo os destinos do País, e é impossível alterarmos isso na vida. Chega o momento que um de nós é chamado para a morada eterna. Tenho certeza absoluta de que a trajetória de vida do deputado Adão Pretto e o que deixa de exemplo servirão de conforto, com o tempo, para sua família", disse.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) também falou do carinho com o qual o petista militou a sua vida toda. "Adão Pretto sempre revelou um grande amor pela terra, pelo trabalho com dignidade. Podemos dizer que com ele morre o homem, mas fica a fama. E a fama de um homem que tinha qualidades importantes para a vida pública, com firmeza, serenidade e alegria. Onde ele estava era um momento de alegria. Até no combate às injustiças, ele fazia isso com muita alegria e firmeza", lembrou.

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembrou que o petista espalhou alegria por onde passou. "No ano passado, saímos para o recesso e o deputado Adão Pretto, como qualquer um de nós, saiu com muita saúde, com muita alegria, com muito entusiasmo. E é esta a última imagem que todos temos dele, além de companheiro e colega parlamentar. Adão era um grande amigo e uma pessoa que, desde que aqui cheguei e o conheci, aprendi a admirar", afirmou.

O deputado José Genoino (PT-SP) destacou sua gratidão por Adão Pretto. "Temos uma gratidão pela firmeza, pela serenidade e pelo compromisso de luta. Adão Pretto era, acima de tudo, um lutador, um lutador pela reforma agrária; um lutador dos trabalhadores rurais; um companheiro de partido; um companheiro que, nos momentos mais difíceis da história do PT, nesses quase 29 anos que vamos completar no dia 10 de fevereiro, foi sempre leal, sempre correto", disse.

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) lamentou não ter tido a oportunidade de se despedir do petista. "Nós temos uma atividade muito ligeira na política. Temos que tomar decisões rápidas. Nós nos confrontamos, colocamos nossos ideais em confronto permanentemente e, muitas vezes, esquecemos de cumprimentar o companheiro mais afetuosamente e de lhe dar um abraço. Neste momento, peço que a família do deputado Adão Pretto receba todos esses abraços que deixei de lhe dar em vida".

O deputado Nilson Mourão (PT-AC) falou da determinação de Adão para vencer obstáculos. "Adão Pretto, há alguns anos, integrou uma comissão de parlamentares que foi até o Acre nos ajudar numa campanha eleitoral. Ele foi designado para debater, dialogar e discutir com a comunidade da Vila Extrema, onde estão assentadas pessoas que migraram do Rio Grande do Sul e do Paraná, e lá fez um trabalho extraordinário. Desejo a ele, que nessa sua viagem ao paraíso, à eternidade, que se encontre face a face com Deus, por tudo o que fez pelo povo pobre e humilde, pelo MST, pelos trabalhadores rurais, pela agricultura brasileira, pelo nosso País. Boa viagem à eternidade, irmão e companheiro Adão Pretto", finalizou.

No próxima quinta-feira (12) no Salão Verde da Câmara serão prestadas homenagens ao petista. A manifestação está sendo organizada pelo gabinete do deputado Beto Faro (PT-PA).

Em nota Lula lamenta morte de Adão Pretto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, em nota, a morte do deputado Adão Pretto. Lula destacou a militância do deputado em organizações dos trabalhadores, especialmente as do campo. "Meu companheiro e amigo Adão Pretto foi um dos militantes das causas populares mais ativos que conheci. Levava sempre para dentro do Parlamento os anseios e as aspirações dos mais pobres e desamparados e era respeitado inclusive pelos adversários", afirma Lula na nota.

Cinco de fevereiro ficará marcado como Dia de Luto

"O dia 5 de fevereiro vai ficar na história do Partido dos Trabalhadores, do MST, da CPT, dos sindicatos, das CEBs, e de todos lutadores pela terra, como um dia de luto, de profunda tristeza". A avaliação é do deputado Pedro Wilson (PT-GO), que lamentou a morte do deputado Adão Pretto (PT-RS).

"A vida nos privou da presença do companheiro Adão Preto. Um dos mais importantes nomes do movimento camponês do Brasil. Ele era a própria voz da reforma agrária", argumentou Pedro Wilson. Ele conviveu com Adão na Comissão de Legislação Participativa e de Direitos Humanos, onde foi símbolo da luta pela reforma agrária e principal timoneiro do MST no Parlamento.

Comissão divulga nota e cita "vazio na luta pelos direitos humanos"

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulgou nota de pesar pelo falecimento do deputado Adão Pretto (PT-RS). A nota, assinada pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), discorre sobre o "vazio" deixado pelo político no Parlamento.

A comissão convida a todos para a celebração da vida do Deputado Adão Pretto, a ser realizada no dia 11 de fevereiro, às 11h, no plenário 1 do Anexo II da Câmara, pelas comissões de Legislação Participativa e de Direitos Humanos. Leia a nota:

"Nota de pesar

Em nome da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), lamentamos profundamente o falecimento do Deputado Adão Pretto, ocorrido em Porto Alegre. A perda deste atuante membro da CDHM deixa vazio o espaço do defensor dos direitos humanos e da inclusão social dos homens e mulheres do campo, dos lutadores que arriscam a própria vida e labutam de sol a sol pela reforma agrária e por todas as demais bandeiras dos movimentos sociais pela dignidade, pela vida e o desenvolvimento dos trabalhadores rurais.

Além de membro da CDHM, o deputado Adão Pretto foi Presidente da Comissão de Legislação Participativa em 2008 e, nesta condição, estabeleceu produtivas parcerias com esta Comissão e com a sociedade civil.

A realização da 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos e a mobilização que resultou na convocação, pelo presidente Lula, da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, foram alguns processos de articulação política e social que contaram com sua valiosa participação nos últimos meses. À família de Adão Pretto, seus amigos e companheiros de luta, nossa solidariedade neste momento de dor e pesar".

Pedro Tierra homenageia Adão Pretto, que desafiou "o medo e a submissão"

Em poema feito especialmente em homenagem ao deputado Adão Pretto (PT-RS), o poeta Pedro Tierra acentua a importância do companheiro nas lutas pela reforma agrária. "Não houve tempo para colher a semeadura. Mas houve tempo suficiente para erguer os olhos e deixá-los contemplar a bandeira vermelha - sinal de terra livre - no portal dos assentamentos". Eis o poema:

Há uma gaita que geme e desafia

Filho do barro e da esperança: Adão.

Pai da palavra, da trova, do canto, apoiado na gaita e na invenção.

Regressas ao barro, na estação das chuvas, como quem fecunda...

Levas no corpo que baixa sobre o pampa - e se enterra com a lágrima de teus irmãos e amores e filhos e sonhos - a surda condição da semente.

Em que madrugada o corpo de Adão Pretto se apartou do barro e se fez vagido, grito, palavra, canto?

Em que marcha as foices levantaram a vontade da manhã, acenderam a luz azul dos seus olhos e desataram o rio da palavra que brotou de sua garganta?

Havia uma cruz e uma encruzilhada. Havia frio. E medo. E a morte dos anjos. Havia panos brancos sobre os braços da cruz como bandeiras de paz. Para que não se extravie a memória dos anjos.

Havia medo. E a palavra como centelha acendendo no acampamento uma canção de coragem. Ouvidos que ouvem e olhos que brilham contra a tarde de cinzas.

Há uma gaita que geme e desafia. Sempre haverá enquanto houver ouvidos que acolham e desafiem a ordem, o medo, a submissão.

Não houve tempo para colher a semeadura. Mas houve tempo suficiente para erguer os olhos e deixá-los contemplar a bandeira vermelha - sinal de terra livre - no portal dos assentamentos.

Há uma gaita que geme e desafia a ordem, o medo, a submissão. A gaita de Adão Pretto desafia o silêncio."

Pedro Tierra é militante do Partido dos Trabalhadores e das lutas pela Reforma Agrária

Contag lamenta morte "de companheiro" de luta

A Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) lamentou em nota a morte de Adão Pretto (PT-RS). Leia a íntegra:

"A Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) lamenta a morte do companheiro Adão Pretto (PT-RS), ocorrida nesta quinta-feira (5), em Porto Alegre, e se solidariza com a família do deputado. Para o presidente da Contag, Manoel dos Santos, a luta pela reforma agrária perdeu uma de suas principais lideranças no País.

Adão Pretto traz movimentos populares para a Câmara

A ligação do deputado Adão Pretto (PT-RS) com os movimentos sociais e com as causas populares motivou a participação da sociedade civil organizada na Comissão de Legislação Participativa (CLP), presidida pelo petista no último ano. Desde que foi criada, em 2001, foi na gestão de Adão, em 2008, que mais contou com a presença e participação de representantes do povo.

O próprio Adão Pretto, ao encerrar os trabalhos da comissão, afirmou que por causa da sua trajetória se sentiu à vontade como presidente da CLP. "Indiscutivelmente, nossa comissão marcou presença na Câmara. Este trabalho somente alcançou sucesso pela grande participação de entidades e movimentos sociais que apresentaram suas demandas, apostaram e acreditaram na CLP como um instrumento de interlocução da sociedade dentro do Parlamento", disse na ocasião.

Um dos principais avanços da gestão do deputado Adão Pretto à frente da CLP foi a consolidação e o fortalecimento do colegiado. No final do ano passado, foram aprovadas alterações no regulamento interno aumentando o campo de atuação da comissão. Foi apresentado ainda um projeto de resolução à Casa com sugestões de modificações no regimento interno com o objetivo de ampliar as competências da CLP.

Uma das grandes lutas do deputado Adão Pretto à frente da comissão foi pela retomada da prerrogativa de o colegiado apresentar emendas ao Orçamento da União, retirada da comissão em 2006. "O fortalecimento da CLP passa também pela retomada da possibilidade de apresentar emendas ao Orçamento Geral da União. A nossa comissão, como todas as outras desta Casa, tem o direito de apresentar emendas", defendeu o deputado durante seminário com a participação do presidente da Comissão de Orçamento, Mendes Ribeiro (PMDB-RS). A proposta ainda depende de aprovação das Mesas da Câmara e do Senado.

Entre os muitos trabalhos realizados pela comissão em 2008, mereceu destaque o seminário em comemoração aos 20 anos da promulgação da Constituição. O evento resgatou o processo de mobilização social e produção de emendas no momento da elaboração da Constituição de 1988.

Petistas querem homenagem com votação de proposta contra trabalho escravo

Deputados do PT sugerem que a Câmara faça uma homenagem ao colega Adão Pretto (PT-RS) concluindo a votação da proposta de emenda à Constituição contra o trabalho escravo. "Essa PEC é a síntese da luta do deputado Adão Pretto, que teve uma vida dedicada à defesa dos direitos humanos e da reforma agrária", afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Na avaliação da petista, a proposta enfrenta as distorções da situação agrária no País e garante o respeito aos direitos humanos. "Esta será uma homenagem justa e necessária", finalizou.

O deputado Paulo Rocha (PT-PA), autor da PEC 232/95, que visa à expropriação das terras que abrigam trabalho escravo, relembrou que os deputados Adão Pretto e Carlos Santana (PT-RJ) são pioneiros na Câmara na luta pela aprovação da proposta. "O fim do trabalho escravo sempre foi uma prioridade da nossa bancada. Por isso, concluir a votação dessa PEC ainda no primeiro semestre deste ano será uma grande homenagem, não só do PT, mas de todos os parlamentares ao nosso companheiro Adão Pretto", afirmou Paulo Rocha.

A expropriação de terras com trabalho escravo sempre foi uma bandeira do Núcleo Agrário do PT, que o deputado Adão Pretto coordenou por diversas vezes, desde que foi criado, em 1991. Dentre as principais conquistas do colegiado está a aprovação da Lei 11.326/2006 que cria a Política Nacional da Agricultura Familiar. O núcleo teve também participação decisiva na aprovação das leis 10.831/03, que dispõe sobre a agricultura orgânica, e 11.775/08, que institui medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário.

Guerreiro de coração doce

Deputadas da bancada do PT na Câmara lamentaram a morte do deputado Adão Pretto (PT-RS). Para a deputada Cida Diogo (PT-RJ), a bancada do PT perde muito. "Não só politicamente, mas também nessa relação que ele mantinha com todo mundo. Era uma pessoa valiosa e lutadora, mas doce. A morte de Adão Pretto mexe com a gente. Ele sempre lutou pelos direitos da população rural, no movimento dos sem terra, a história dele por si só fala por ele".

A deputada Iriny Lopes (PT-ES) disse que Adão Pretto era um guerreiro de coração doce. "O Brasil perde muito. E o PT perde sua alma guerreira, que motivou a formação dos PT".

Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), Adão Pretto vai fazer muita falta. "Não só para a nossa bancada, mas para a luta social e popular do estado dele, e do País".

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) lembrou que Adão Pretto era um trabalhador rural que nunca negou suas origens. "Na comissão de Agricultura, sempre foi um combatente. Vamos homenageá-lo no que é mais importante, na resistência para que os trabalhadores rurais e sem terra tenham voz e vez", destacou.

Adão Pretto: deputado, agricultor e poeta popular

Adão Pretto nasceu no dia 18 de dezembro de 1945, na cidade de Coronel Bicaco (RS). Criado em Miraguaí (RS), iniciou a militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e na Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Celeiro (RS). Ele ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Sul.

Agricultor, Adão Pretto concluiu apenas o curso primário. Mas a atuação política e popular lhe serviu de inspiração para publicar três livros. O primeiro foi "Lei da previdência para o agricultor: entenda a lei e exija os direitos conquistados", lançado em 1981. Em 1987, pela editora Vozes, lançou "Queremos reforma agrária". O petista publicou ainda o livro "Poesias e cantos do povo". Trovador, Adão Pretto sempre esteve presente com sua gaita nos encontros, lutas e mobilizações dos trabalhadores do campo.

Adão Pretto foi filiado ao PDT de 1980 a 1985, ano em que ingressou no Partido dos Trabalhadores. Pelo PT, foi deputado estadual entre 1987 a 1991. Na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidiu a CPI da Violência no Campo. Naquele mesmo ano, recebeu o Prêmio Springer, como deputado estadual de destaque.

O petista exercia o quinto mandato consecutivo como deputado federal, eleito pela primeira vez para o cargo em 1991. Ao londo dos últimos 18 anos, ele apresentou diversos projetos de lei voltados ao desenvolvimento da agricultura nacional e à defesa dos pequenos agricultores. Entre eles, o projeto que prevê o Seguro Agrícola nacional; o que impõe tarifa a produtos agrícolas importados com subsídio na origem; o de isenção de IPI para veículos utilizados para o transporte da produção rural; e o que cria fundo para rádios comunitárias.

O parlamentar apresentou ainda projetos que garantem vagas no ensino superior para filhos de agricultores. Também é de autoria do petista o projeto que destina verbas para o Fundo Nacional de Habitação por Interesse Social. O deputado apresentou uma proposta de emenda à Constituição que determina a desapropriação para a reformas agrária de áreas usadas para a plantação de produtos transgênicos. Ele foi relator da proposta que cria uma nova política pesqueira nacional.

Como deputado federal, Adão Pretto participou em 2000 de uma missão oficial a vários países da Europa para debater o comércio internacional e política agrícola e agrária. Naquele mesmo ano, esteve em Portugal, onde conheceu o sistema de reforma agrária do país, a convite da Confederação Nacional da Agricultura. Em 2001, participou da Assembléia Latino-Americana de Mulheres Rurais e do III Congresso Latino-Americano de Organizações do Campo, na Cidade do México. Esteve em Cuba no mesmo ano para o Encontro Hemisférico de Luta contra a ALCA. Em 2006, participou da Jornada Internacional sobre Legislação para o Controle do Tabaco, realizada na Argentina. Em 2007, integrou o Parlamento Latino Americano.

Na última legislatura, Adão Pretto atuou como membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e suplente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Ele foi ainda membro da Frente Parlamentar da Terra.

O último discurso no plenário da Câmara ocorreu no dia 16 de dezembro de 2008. Na ocasião, Adão Pretto destacou "a luta histórica" do MST e as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a realização da reforma agrária.

Na tribuna da Câmara, o deputado elogiou a desapropriação, pelo Governo Federal, da fazenda Southall, em São Gabriel (RS). "Este será um assentamento com forte marca ideológica. As mais de 200 famílias assentadas construirão sua vida, a partir de agora, com um lugar para morar, para plantar alimentos saudáveis. Darão qualidade de vida para suas crianças e, principalmente, servirão de exemplo para a região em desenvolvimento sustentável", disse. O ato de emissão de posse para os assentados da fazenda Southall ocorreu no dia 18 de dezembro, data em que Adão Pretto completou 63 anos.


 

Expediente
 
Informes é uma publicação da Liderança do PT na Câmara dos Deputados
Sexta 6/fev/09 - Ano XV - nº 4.172   Fechamento: 5/fev/09 - 20:30

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz