Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.1.09

soldados que se recusam a combater

"Israel está criando homens-bomba."
Chris McGreal, de Telavive, The Guardian, 17/1/2009
http://www.guardian.co.uk/world/2009/jan/17/refuseniks-israeli-dissent-military


A convocação chegou por telefone, às 11h de um sábado. O celular de Yitzchak Ben Mocha mostrou "número não identificado", mas ele sabia. Uma voz gravada ordenava que se apresentasse à sua unidade do exército às 8h da manhã seguinte. Pôs o uniforme na mala, pensando que, dali, iria diretamente para a cadeia. Reservista israelense, 25 anos, Yitzchak saiu de casa apenas para informar a quem o recebesse que não aceitaria lutar naquela guerra, nem, em nenhum caso, participaria de qualquer ação relacionada à guerra de Gaza.

Apresentou-se e o mandaram montar barracas para os soldados em combate.

"Disse ao oficial 'Não. Não vou fazer isso.' Na manhã seguinte, mandaram-me de volta para casa. Disseram que me reconvocariam, se fosse necessário. Até agora, não convocaram. Antes, todos os "refuseniks" passavam meses na cadeia. Depois soltavam, depois voltavam a prender, e era isso, meses a fio. Agora, mandam p'ra casa. Acho que o exército está dispensando quem se recusa a combater, para não ter de admitir que há muitos "refuseniks". Seria prejudicial à imagem de que os israelenses e o exército estão unidos nessa guerra."

O exército tem informado que há tanto apoio à guerra de Gaza, que há mais soldados do que o necesário, que muitos reservistas apresentaram-se e muitos foram dispensados, para serem reconvocados se necessário. (...)  Ben Mocha diz que isso não é verdade. A prática só serve para encobrir o número cada vez maior de homens e mulheres em idade de servir o exército, que se recusam a combater contra Gaza.

Uma organização de apoio aos que se recusem a combater "Courage to Refuse" publicou manifesto em vários jornais, condenando a matança de centenas de civis palestinenses e conclamando os convocados a recusar-se a combater em Gaza. "A violência brutal, sem precedentes, contra Gaza, é chocante. É falsa a esperança de que tanta brutalidde trará alguma segurança aos israelenses, e é esperança perigosa. Não podemos nos manter passivos, quando centenas de civis são assassinados, na carnificina promovida pelo exército de Israel" – dizia o manifesto.

É difícil saber com segurança quantos recusaram-se a combater em Gaza, porque o exército os dispensa silenciosamente. Até hoje, só um reservista foi preso por recursar-se a combater em Gaza. No'em Levna, primeiro-tenente do exército israelense, foi posto em prisão militar por 14 dias. "Não há o que justifique matar civis inocentes", disse ele. "Nada justifica essa carnificina. É a arrogância dos israelenses, como se fosse lógica. É como se dissessem "se os chacinarmos, ficará tudo bem". Mas o ódio, a ira que estamos plantando em Gaza recairá sobre nós mesmos."

Ben Mocha não é militante pacifista nem é anti-Israel. Cresceu em família de judeus ortodoxos, frequentou escola religiosa e prestou serviço militar pleno numa unidade de paraquedistas de combate, considerada da elite do exército israelense.

Disse que se alistou pensando em combater "organizações terroristas". De repente, "estava matando palestinenses que lutavam por independência e autodeterminação, ou espancando agricultores em protesto contra o roubo de suas terras." Também viu abusos, como soldados israelenses que mandavam mulheres e crianças entrar em casas abandonadas, para 'verificar' se não estariam minadas. "Isso é usar escudos humanos" – disse.

"Não sou pacifista. Reconheço que é importante para Israel ter um exército eficiente de defesa, mas não quero mais participar de uma operação de ocupação, que já tem 40 anos. Comuniquei ao exército que me apresentarei para treinamento, de modo que sempre estarei preparado para defender Israel. Mas atacar Gaza e perpetuar a ocupação não é defender Israel."

(...) Ben Mocha sente-se muito perturbado pelo fato de a maioria dos israelenses e praticamente todos os jornais não estarem vendo que centenas de palestinenses foram destroçados pelo poder destrutivo de Israel. "No longo prazo, não é guerra de defesa. Estamos criando mil homens-bomba, que nos atacarão: são os filhos, os irmãos dos que matamos em Gaza. No longo prazo, Israel só gerou mais terror. Não se pode separar a guerra de Gaza, do fato de que a Palestina está sob ocupação há mais de 40 anos. Não estou justificando os foguetes do Hamás, mas os israelenses deveriam preocupar-se mais, hoje, com o que nós estamos fazendo."

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz