Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.1.09

"Repensando o socialismo com Paul Singer" Por Paulo Marques

Resenha do livro "Uma utopia militante- Repensando o socialismo" de Paul Singer - Por Paulo Marques.

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img8/65248.jpg

Em 2009, completam-se 10 anos da 2 edição do livro Uma utopia militante- Repensando o socialismo, do professor Paul Singer, atual titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária do governo federal. A importância de comemorar a edição desta obra reside no fato de que ela representa hoje uma das referências teóricas mais significativas sobre o tema da renovação do socialismo e do potencial da Economia Solidária nesse  processo, ou seja,  das novas possibilidades de luta dos trabalhadores em busca de um projeto  socialista e democrático de caráter emancipatório.

A primeira edição do livro se deu em 1998, um ano paradigmático, pois foi o inicio de um processo de descenso político do neoliberalismo na América Latina,, inaugurado com a eleição de Hugo Chávez para presidente da Venezuela.

Depois de uma década de políticas neoliberais, com resultados catastróficos para a totalidade dos países que a implantaram, estamos completando outra década, agora de novas possibilidades, contraditórias, sem dúvida, na medida em que mesmo com uma maioria de governos progressistas hoje na América Latina, o neoliberalismo não foi derrotado, mas que abrem enormes possibilidades para um novo momento histórico de lutas anti-capitalistas.

O livro de Singer, nesse contexto, se antecipava ao processo necessário de renovação do pensamento socialista na América Latina, capaz de retomar o sentido emancipador proposto por seus teóricos fundadores. Quando da segunda edição  do livro em 1999, ainda não se falava em socialismo do século XXI- termo que começou aser utilizado na Venezuela, a partir das práticas inovadoras realizadas pelo projeto bolivariano encabeçado por Chávez na Venezuela e depois fortalecido pelas experiências da Bolívia e do Equador. Entre os projetos destaca-se as inovações no campo da economia com novas formas de produção: Economia social, Economia solidária, distritos produtivos, empresas de produção social, empresas de produção comunal, Núcleos de Desarrollo Endógeno1. São estas experiências em curso nesses países, que podem ser identificadas com a realização prática do que Paul Singer anunciava como possibilidade para renovação do socialismo.

A leitura do livro, portanto, no atual contexto político da América Latina, nos permite identificar o quanto Singer se antecipou aos processos que ainda estão em curso. Isso quer dizer que mesmo que seja prematuro tirar conclusões sobre suas consequências, é possível, principalmente no campo da teoria, repensarmos as perspectivas para uma renovação do socialismo a partir dessa nova realidade, no qual a Economia Solidária pode desempenhar  um papel fundamental. (Baixe o artigo na íntegra AQUI).

paulomarques1PAULO MARQUES é colaborador, 35 anos, é pesquisador e militante da Economia Solidária. Atualmente realiza pesquisa de doutorado na Universidade de Granada/Espanha sobre a organização política dos trabalhadores da Economia Solidária. Mais informações em participantes. Para ler mais posts desse colaborador clique AQUI ou em Paulo Marques na coluna fixa ao lado, em colaboradores(as).

http://outraeconomiacontece.wordpress.com/2009/01/14/repensando-o-socialismo-com-paul-singer-por-paulo-marques-economia-solidaria-rspost-138/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz