Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.11.07

MST retoma marcha rumo à Fazenda Guerra em Coqueiros do Sul

09/11/2007
.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) decidiu retomar a caminhada em direção à Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul (RS).
.
A caminhada em direção ao latifúndio foi retomada no início da manhã de hoje, dia 9. A decisão foi tomada após a audiência na quarta-feira com a Juíza Marlene Marlei de Souza, em Carazinho.
.
Apesar do empenho do movimento social e do Ministério Público Federal e Estadual de Passo Fundo em construir uma solução para a questão social na região, os participantes da audiência foram surpreendidos pela postura intransigente da juíza, que por telefone pedia orientações à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL) sobre cada decisão.
.
A Fazenda Guerra possui 9 mil hectares de terra, tamanho equivalente a 7 mil campos de futebol e gera apenas 2 empregos fixos. A arrecadação de impostos da fazenda é equivalente a 2 aviários de pequenas propriedades, apesar de ocupar 30% do território de Coqueiros do Sul. Com a desapropriação da áreas seria possível assentar cerca de 450 famílias Sem Terra.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz