Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

19.11.07

Marchas celebram o Dia Nacional da Consciência Negra

19.11.07 - BRASIL

Amanhã (20), é celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. Em várias cidades brasileiras, como São Paulo, João Pessoa e Olinda (Pernambuco), as ruas serão preenchidas pelo povo que sairá em marcha, para combater o racismo, a discriminação, o preconceito, a homofobia, o machismo e a intolerância religiosa. A transformação do dia 20 de novembro em Dia Nacional da Consciência Negra é um marco da luta pela igualdade racial na sociedade brasileira.
.
Na capital paulista, a concentração da marcha será às 10 horas, na Avenida Paulista - em frente ao vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), próximo à estação Trianon do metrô. A população negra da cidade comemora o quarto feriado em homenagem ao herói nacional Zumbi dos Palmares, assassinado nessa mesma data, em 1695. A marcha busca mobilizar a todos os que carregam consigo os ideais que moveram a luta de Zumbi dos Palmares!
.
Em Olinda, a 2ª Marcha pela Libertação do Povo Negro "Construindo um projeto político para o povo negro de Pernambuco" terá início às 15 horas, saindo da Praça 12 de Março e percorrendo todo o sítio histórico da cidade. A Marcha, que comemora a imortalidade e os ideais de liberdade de Zumbi, é organizada pela Coordenadoria de Negros e Negras de Olinda, a Unegro e o Movimento Negro Unificado.
.
O ato "Estado da Paraíba Contra o Racismo, pela Cidadania e a Vida" realizado amanhã em João Pessoa, também em comemoração pelo Dia Nacional da Consciência Negra, começará às 15 horas, com a concentração na Lagoa (Parque Sólon de Lucena). Para os organizadores dessa Marcha, "o dia 20 de Novembro não é dia de trabalhar ou estudar. É dia de desobediência civil, cívica e cidadã. Um dia de luta pela dignidade do Povo Negro no Brasil e na nossa cidade".
.
Em comunicado de convocação da população para a Marcha, entidades do movimento negro reivindicam: 40% do total das vagas na UFPB, UFCG e UEPB para o povo negro e 10% para o povo indígena; a aprovação da Lei de Cotas (Projeto de Lei 73/99); a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial; a criação da Secretaria Estadual e Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; implementação pelos governos Municipal e Estadual da Lei 10.639 - História e Cultura da África do Povo Negro no Brasil, em todas as Escolas.
.
E ainda: a ampliação do orçamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) pelo Governo Federal; a regularização fundiária das terras das comunidades de quilombos na Paraíba, em cumprimento ao Art. 68 da Constituição Federal e ao Decreto 4. 887 / 2003; que os Governos Municipais e Estadual implementem o que orienta a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra; a participação de 40% de Artistas Negros nos Meios de Comunicação do Estado e Município; e direito previdenciário à todos os dirigentes de Terreiros de Candomblé, Umbanda e outros cultos de Matriz Africana.
.
As entidades exigem "um choque de inclusão social na Paraíba, para diminuir as desigualdades sócio-raciais, construir a justiça e avançar a democracia. Este é o legado de Zumbi e do povo de Palmares".
.
Em Brasília às 11h, no Palácio do Planalto, com a participação do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, a ministra da Igualdade Social, Matilde Ribeiro, entre outros representantes do Governo.
.
Em Goiânia, a Casa da Juventude (CAJU) junto aos Agentes de Pastorais Negros -APNs, realizarão um evento em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, a partir das 19h, na Casa da Juventude. Além dessa comemoração, a CAJU durante a semana do dia 19 a 23 de novembro realizará um festival de inclusão racial, celebração afro, debate, exibição de filme e festa.
.
Zumbi dos Palmares
.
Zumbi foi o principal líder do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão. Foi assassinado em 20 de novembro de 1695, após resistir a diversos ataques organizados contra Palmares, quilombo fundado no ano de 1597, na região da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Logo após seu início, o ideal de liberdade e a competente organização do Quilombo dos Palmares fizeram com que o esse se tornasse uma verdadeira republica. Inúmeras tentativas de devastar Palmares foram feitas, para destruir um território livre, símbolo da resistência ao regime escravista e da consciência negra. A expedição de Domingos Jorge Velho atacou e destruiu o Quilombo, e assassinou Zumbi.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz