Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

14.11.07

Agroecologia: Produção sustentável no campo

A produção agroecológica tem como objetivo preservar a vida com alimentos saudáveis sem agrotóxicos e transgênicos. A agroecologia é defendida por muitos agricultores e especialistas na área como um modelo de agricultura socialmente mais justo, economicamente mais viável e ecologicamente mais sustentável, diferente da agricultura convencional, que busca insumos e venenos para ampliar a produção e o lucro.
.
Só no Norte e Nordeste do país já existem cerca de dois milhões de unidades de produção que não utilizam agrotóxicos. Em contrapartida, temos cerca de 11,5 milhões de hectares com plantações transgênicas, o equivalente à área de mais de 11 milhões de campos de futebol.
.
Nesta série especial, a Radioagência NP apresenta três reportagens aprofundadas sobre o tema. A jornalista Nina Fideles foi conferir a experiência de produção agroecológica no Rio Grande do Sul e conversou com especialistas em agricultura. As reportagens contam com entrevistas com agricultores, além de Flávio Valente, da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh); Fernando Ferreira Carneiro, especialista em regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Alda Lerayer, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB); Valdemar Arl, agrônomo da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa), entre outros. O conteúdo da série está disponível em áudio e texto.
.
.
Ficha técnica
Reportagem: Nina Fideles
Sonoplastia: Adilson Oliveira e Jorge Mayer
Fotos: Nina Fideles

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz