Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.4.07

DIA INTERNACIONAL DA LUTA CAMPONESA

16.04.07 - MUNDO


Durante a Segunda Conferência da Via Campesina, em Tlaxcala, México, foi instituído o dia 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa, em memória aos 19 camponeses sem terra que foram assassinados no Brasil neste dia, no ano de 1996.
.
Em celebração a este dia, a Via Campesina e seus aliados estão organizando atividades e eventos em todo o mundo. Camponeses e amigos estão mobilizados para exigir:
.
Que as negociações da OMC não recomecem.
.
Que parem os Acordos de Livre Comércio (TLC) e Acordos Econômicos de Sociedade (EPA, na sigla em inglês) em alimentos e agricultura.
.
Que acabe o modelo colonial de monocultura.
.
Oposição às políticas do Banco Mundial de terra e desenvolvimento rural.
.
Repúdio à dominação do G-8.
.
.
A Via Campesina convida a todos para se unirem nas ações do dia 17 de abril, o que pode ser feito de várias formas:
.
Organizar debates públicos, oficinas, seminários, eventos culturais, y manifestações sobre a soberanía alimentar como alternativa ao modelo neoliberal. Podem ser usados os resultados de Nyéleni 2007, o Forum de Soberanía Alimentar (Malí, Fevereiro de 2007) para disseminar informações e assegurar que os principios da soberania alimentar são implementados em seu país.
.
Convidar oficiais do governo, acadêmicos e movimentos sociais para participar.
.
Participar em ações e atividades do dia 17 de abril para por fim aos EPAs.
.
Unir-se a alguma campanha contra os desertos verdes.
.
.
A Vía Campesina, junto com outros movimentos sociais, participará das mobilizações contra o G-8 em Rostock, Alemanha, em 2 e 3 de Junho para demonstrar que as políticas alternativas são possíveis.
.
A Via Campesina chama as organizações para preparar atividades, eventos e ações em comemoração ao 17 de abril. Convidamos a todos a comemorar em sés campos, suas comunidades, e entre suas organizações nas cidades e países.
.
Convidamos outros movimentos sociais a celebrar este evento também. Pedimos que informem as atividades que estão organizando para divulgarmos em nossa página na internet ( www.viacampesina.org ).
.
Para outras informações:
International Operative Secretariat of La Via Campesina (contato: Tejo Pramono) Jln. Mampang Prapatan XIV No. 5 Jakarta Selatan, Jakarta 12790 Indonesia. Phone : +62-21-7991890 Facs : +62-21-7993426 - viacampesina@viacampesina.org

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz