Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.6.18

pacote do veneno


Por mais agrotóxicos, ruralistas apelam a 'fake news' e a Nizan Guanaes

Caetano, Alinne Moraes e outros artistas que gravaram vídeo contra o Pacote estão sendo alvo de campanha ruralista. (Reprodução)

Rede Brasil Atual

Apesar de serem maioria na comissão especial na Câmara que analisa mudanças propostas para afrouxar as regras para toda a cadeia dos agrotóxicos, aumentando assim sua produção e consumo, os ruralistas enfrentam forte resistência para aprovar o chamado Pacote do Veneno. Tentam, sem sucesso, desde 16 de maio.  A  minoria formada por deputados do PT, PSB, Psol, PCdoB, PDT e SD tem conseguido segurar o avanço do trator ruralista, usando de todos os recursos legislativos previstos no regimento da Casa para forçar mais debates.

Os argumentos dessa minoria resistente vêm de mais de 250 notas técnicas e relatórios assinados pelas maiores autoridades em termos de saúde, meio ambiente, direitos humanos, nutrição, consumidor e produção agrícola do país. Anvisa, Instituto Nacional do Câncer, Fundação Oswaldo Cruz, Ibama, Idec, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ministério Público Federal e do Trabalho e mais de outras 200 entidades, associações e conselhos se manifestaram contra.

Se fosse pouco, a própria Organização das Nações Unidas enviou carta ao governo brasileiro advertindo sobre os perigos do Pacote do Veneno e as ameaças reais a diversos direitos humanos, entre eles à alimentação, à água de qualidade e a um meio ambiente equilibrado.

Sem argumentos e sem saída, os ruralistas e as empresas de agrotóxicos resolveram apelar. Segundo o site G1, contrataram o publicitário Nizan Guanaes para "trabalhar a imagem do setor em meio à polêmica do projeto de lei que afrouxa o controle de agrotóxicos".

Outra iniciativa provavelmente do setor é espalhar pelos grupos de WhatsApp um vídeo em que, por meio de informações, conceitos e dados incorretos, atacam um vídeo da organização 342 Amazônia.

No vídeo original, artistas como Zezé Motta, Alinne Moraes, Maitê Proença, Bruna Marquezine, Caetano Veloso, Guta Stresser e Paula Burlamaqui, entre outros, alertam a sociedade para os perigos dos agrotóxicos e do Pacote do Veneno.




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz