Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.4.18

Prêmio Nobel da Paz

Nobel da Paz argentino começa campanha por indicação de Lula ao prêmio

Adolfo Pérez Esquivel responde à notícia de prisão de Lula com carta e abaixo-assinado defendendo sua nomeação ao Nobel

Argentino destacou programas sociais e erradicação da fome no país durante mandatos do ex-presidente - Créditos: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Argentino destacou programas sociais e erradicação da fome no país durante mandatos do ex-presidente / Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Adolfo Pérez Esquivel, ativista, escritor e arquiteto argentino, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980 por sua atuação em defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar argentina (1976-1983), iniciou uma campanha nesta quinta-feira (5) para garantir a nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva ao Prêmio Nobel da Paz, em resposta ao anúncio da prisão do ex-presidente.

A carta, endereçada ao Comitê do prêmio na Noruega, já conta com mais de 40 mil assinaturas (200 mil, em 11/04). Nela, Esquivel afirma que a "Paz não é apenas a ausência de guerra, nem se trata de evitar a morte de uma ou muitas pessoas, a Paz também é dotar os povos de esperança de futuro".

Para embasar sua indicação, Esquivel afirma que o Prêmio deveria contemplar um personagem que fez tanto pela erradicação da fome, o que segundo ele, é um dos principais problemas do mundo contemporâneo. Segundo Informe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a fome hoje afeta mais de 815 milhões de pessoas no mundo. "Se trata de um flagelo e um crime que acomete os povos afetados pela pobreza (…) Por essa razão, se um governo nacional se converte em exemplo mundial de luta contra a pobreza e a desigualdade, contra a violência estrutural, merece um reconhecimento por sua contribuição à Paz na humanidade".

O Nobel argentino lembrou da declaração de Lula quando assumiu a presidência em 2003. Naquela ocasião, o então presidente afirmou que era necessário vencer a fome, a miséria e a exclusão social, e disse que com programas como o Fome Zero e o Bolsa Família, ele conseguiu tirar da pobreza extrema mais de 30 milhões de pessoas. Ele atribuiu ao ex-presidente conquistas como a queda de pessoas que viviam com menos de US$ 3 dólares ao dia de 11% em 2003 para 4% em 2012, segundo o Banco Mundial.

Também ressalta a queda do desemprego durante seu mandato e o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) pela implementação de programas de saúde e educação pública, aumentando a expectativa de vida e a escolaridade média do país.

"O governo Lula foi uma construção democrática e participativa com meios não violentos que elevou o nível de vida da população e deu esperanças aos mais necessitados. O mundo reconhece que houve um antes e depois de Luiz Inácio Lula da Silva. A sua contribuição a Paz é bastante concreta para os brasileiros e reforçada por estudos internacionais", pontuou Esquivel. "Por isso, somos muitos que acreditamos que dar o Nobel da Paz a "Lula" ajudará a fortalecer a esperança de poder seguir a construção de um novo amanhecer para dignificar a árvore da vida", concluiu.

Confira o abaixo-assinado protocolado por Adolfo Pérez Esquivel na íntegra aqui, e assina!

https://www.change.org/p/premio-nobel-de-la-paz-para-lula-da-silva-pr%C3%AAmio-nobel-da-paz-a-lula-da-silva-nobel-peace-prize-to-lula-da-silva-friedensnobelpreis-an-lula-da-silva-premio-nobel-per-la-pace-a-lula-da-silva?recruiter=844201792&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz