Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.4.18

Notas sobre a conjuntura


NOTA EM APOIO A DOM ANGÉLICO SÂNDALO BERNADINO

Recebemos com espanto e tristeza o posicionamento de católicos cristãos contra Dom Angélico, por ter presidido a Celebração da Palavra em memória de Marisa Leticia e em solidariedade a Lula neste último sábado (07/04/2018).

Repudiamos o lamentável comentário do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer que criticando esta celebração, disse:

1. Ter sido instrumentalizada pela política;
2. Ter sido uma iniciativa pessoal;

Portanto, a nota do Arcebispo posicionou-se a favor da separação entre política e religião, culto e vida. Isso não condiz com seus atos. Segundo o Jornal o Globo, em 10 de outubro de 2016, "Temer reza no Alvorada com católicos pela aprovação da PEC do teto"[...]"recebeu cerca de 15 representantes da Igreja Católica, como o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e o arcebispo do Rio, o cardeal Dom Orani João Tempesta. O grupo foi à capela rezar, ao fim do encontro". Conforme o Estado de São Paulo, em 16 de outubro de 2017, Dom Odilo apoiou o prefeito de São Paulo, João Doria, na Lei que instituía a "farinata", rejeitada pela população como "ração humana".

De fato, "não houve participação da CNBB e nem da Arquidiocese de São Paulo". Mas, um bispo corajoso se fez presente como discipulo de Jesus Cristo e Bispo da Igreja.

Óbvio que São Bernardo do Campo não é jurisdição eclesiástica na qual o Cardeal de São Paulo teria algum poder. Em tempo de redes sociais as fronteiras geográficas não são limites para a ação evangelizadora.

Por isso, nos somamos a todos os cristãos e cristãs, em especial, a Dom Angélico Sândalo Bernardino, e aos padres presentes nesta celebração. Como afirmou Dom Angélico: "optou-se por uma Celebração da Palavra envolvendo o grave momento por que passa o Brasil, vítima de recente golpe levado avante por grandes interesses econômicos, com a aprovação do Parlamento e agora a politização do Judiciário. Não se trata de celebração político-partidária e sim de súplica pela Paz, fruto de verdade, justiça, misericórdia, solidariedade e amor fraterno".

Dom Angélico está do lado certo da História, como esteve Dom Paulo Evaristo Arns na celebração ecumênica, em 1975, pelo assassinato de Vladimir Herzog na Catedral de São Paulo e, nos anos 80 acionando a mídia contra a prisão de Lula.

Estar do lado certo da história é lutar contra arbitrariedades, contra a cultura do ódio e da intolerância para anunciar amorosamente a ressurreição.

Igreja - Povo de Deus - em Movimento
São Paulo, 8 de abril de 2018.






Nota da Prelazia de São Felix do Araguaia sobre a ordem de prisão contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva

A Prelazia de São Félix do Araguaia com o seu Bispo Dom Adriano Ciocca Vasino, o Bispo Emérito Dom Pedro Casaldáliga e agentes de pastoral (leigas e leigos, religiosas e religiosos), vem, por meio desta nota, unir-se aos clamores em defesa da Democracia, pela superação das desigualdades.
Em sua caminhada profética na luta pela justiça, sinal do Reino de Deus, juntamente com os atores sociais de nosso território, sobretudo os povos originários, Indígenas, Quilombolas, Posseiros, Retireiros, Agricultores Familiares que animam o sonho da convivência e permanência na sagrada Mãe Terra, manifestamos nossa indignação frente ao atual momento histórico, com a fragilização das conquistas e dos direitos sociais no campo e na cidade.
Desde 2013, constatamos a perseguição virulenta aos governos populares (Lula e Dilma), aos militantes e a todos os que buscam construir uma sociedade justa e digna para todos no Brasil e na América Latina se opondo à ditadura do capital internacional. Prova disto é a recente prisão do Pe. Amaro da Prelazia do Xingu, PA e a execução sumária da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. A culminância deste processo de violência por parte da mídia, parlamentares e judiciário brasileiro é o decreto de prisão do Presidente Lula.
Nestes tempos temerosos, em que os servidores do sistema neoliberal buscam assombrar o povo por meio da pedagogia do MEDO, lembramos as palavras do Papa Francisco: "Esta economia mata!" 
Seguidoras e seguidores do Ressuscitado, continuaremos lutando animados pela utopia do REINO e motivados pelas palavras de Pedro Casaldáliga: "Nossas causas valem mais que nossas vidas". 
Como Prelazia de São Félix do Araguaia, reafirmamos com o Papa Francisco: "Não deixem que nos roubem a ESPERANÇA!"

São Félix do Araguaia, 07 de abril de 2018


https://www.facebook.com/PCasaldaliga/photos/a.1784827891767462.1073741829.1628898017360451/2010683189181930/?type=3&theater


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz