Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.4.18

cartas...

Ana Cañas
05/04/2018
"carta aos fascistas:
vocês não têm ódio da corrupção.
suas panelas jamais clamaram por justiça verdadeira.
vocês tem ódio mesmo é do lula.
do ser humano.
do espírito - e de tudo que ele representa.
da pobreza ter diminuído como nunca antes nesse país.
de pretos, pobres, índios, quilombolas, mulheres e favelados (como dizia marielle), terem avançado.
lendo os comentários de vocês, percebo o nível da ignorância, da agressividade e do ódio perpetrados no coração de todos os que defendem a 'guilhotina' da corrupção.
hipocrisia.
pois se assim fosse, estariam agora clamando igualmente para que os processos - que foram ENTERRADOS - de alckmin, aécio e serra fossem levados ao mesmo circo da lava-jato.
mas não.
você sabem que isso não acontecerá jamais.
vocês sonham em ser governados pelos fascistas.
vocês SÃO fascistas.
não querem o fim da corrupção.
querem a cabeça da democracia.
a cabeça de luis inácio, o homem que governou para quem mais precisava na história desse país.
e isso, ninguém pode negar.
a ignorância não quer conversa.
diálogo.
ela entra, atira, mata.
além de cunha, temer e os militares, o acordão de jucá sempre envolveu o judiciário.
"com o supremo, com tudo".
a voz que sentenciou lula ontem, absolveu aécio.
uma outra juíza que ontem, desejou prisão em segunda instância, há dois anos atrás,
foi contra.
lula foi condenado sem provas.
alguns me acusam de mitômana, me chamam de burra, vadia, torpe.
de tudo que possam imaginar.
eu, que não ofendi ninguém, apenas expressei minha opinião de maneira respeitosa e livre, pois ainda podemos.
mas a violência do fascismo desconhece limites.
aos que defendem a intervenção militar ou para quem, ainda, pretende votar no bolsonaro - candidato racista, homofóbico, misógeno...
a todxs vocês, meu pedido final de clemência por sabedoria, informação, por fraternidade no coração, por compaixão, generosidade, iluminação e amor.
sim, eu sei.
ingenuidade a minha.
não se conversa com um fascista.
não se convence um fascista de que ele está equivocado.
a um fascista, resta a história que, comprovadamente, nos faz ouvir a sua voz, assassina:
morte à tudo que floresce.
morte à tudo que esclarece.
morte à tudo que nos leve
além."

https://www.facebook.com/anacanasoficial/videos/10160198652315082/?hc_ref=ARR-CAa6ghfqotdPopEWxHWHitbFtOShbNe2C2BFfFRWejJfhVn7VuDQMsV39msONI4

...

   06/04/2018

"De onde vem seu ódio a Lula?

Sabe, descobri que você gosta de ser chamado de fascista. Por pior que seja, é a primeira vez que sua visão simplória de mundo obtém reconhecimento político. E, convenhamos, no seu caso, é um upgrade e tanto.

Não, não vou falar em política ou luta de classes. Vou tentar entender seus recalques, aqueles que originaram seu ódio contra o ex-presidente.

Lula, filhos de lavradores pobres, veio de Caetés, se tornou um metalúrgico qualificado, maior líder sindical da história do país, e, para seu desespero, fundou, junto com militantes de esquerda e setores progressistas da Igreja, o maior partido político da América Latina. Como se não bastasse, foi o presidente mais carismático do século XXI, aquele que implantou políticas de combate à miséria, investiu na educação como nenhum outro. além de políticas inclusivas, que levaram muitas famílias a verem um filho ingressar em universidade pela primeira vez.

A ascensão política de um operário era sentida como uma bofetada na sua concepção de que governantes eram os oligarcas investidos nos cargos por direito divino. Sim, veio FHC, aquele que sucateou o país, mas do qual você tinha orgulho. Que beleza ter um presidente poliglota! Quando ia aos States, fazia pronunciamentos em inglês. Na França,falava francês. E na América Latina, hablava espanhol. Talvez você não saiba, mas abrir mão da língua pátria em terras estrangeiras é coisa de colonizado. Mas qual o problema? Você também é. 

E você? Seguiu na sua vidinha de classe média, se satisfazendo com gratificações vãs, bajulando superiores imediatos e agradecendo ao patrão que lhe pagava o sal. Sempre soube que vivia na merda, mas a visão dos mais pobres funcionava como mecanismo compensatório, um imaginário rastaquera que você abraçava como símbolo de status. Como era boa a ilusão de que aeroportos, restaurantes e escolas eram propriedades exclusivas suas, dos amigos e dos parentes.Intelectualmente, talvez até não fosse, mas você se percebia como uma fraude aceitável. Puta que pariu,que vida triste a sua! Mas eu entendo sua alegria ao ver Lula condenado à prisão. Acabou seu inferno astral. Você já se sente redimido. Em breve, voltará a ser um filho da puta cordial.

Parabéns!"

Gilson Caroni Filho


...

   
06/04/2018

"Se as pessoas que eu conheço que festejam a condenação/prisão do Lula soubessem o que a parte de cima da pirâmide ri da cara delas e como pagam mico pela ignorância, desconfio que teriam alguma vergonha. Sei que vão ficar brabas comigo por escrever isso, além de me tirar pra fanático/radical/raivoso/dono da verdade. É que eu gosto de vocês, gente, e acho que tenho obrigação de lhes dizer que estão fazendo papel de otários e nem desconfiam. O inimigo de vocês é outro, gente boa, e ele se apresenta como parceiro e conta as mentiras mais desavergonhadas, seduzindo vocês como só os grandes cafajestes são capazes de fazer. Subestimam a inteligência de vocês e vocês, em função da preguiça, lhes dão razão. Vocês podem mais, gente, são melhores do que isso. Mas percebam de uma vez por todas, logo, de preferência."

José Fernando Cardoso





Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz