Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

2.10.17

ISTVÁN MÉSZÁROS (1930-2017)


ISTVÁN MÉSZÁROS (1930-2017)

É com imenso pesar que a Boitempo comunica o falecimento de István Mészáros, excepcional filósofo marxista, incansável militante, amigo e camarada.

Com uma trajetória intelectual e política exemplar, Mészáros nasceu em 1930, na Hungria, no seio de uma família modesta. Criado pela mãe, operária, tornou-se ele também – ainda adolescente – trabalhador em uma indústria de aviões de carga de Budapeste. Somente após o final da Segunda Guerra, em 1945, pôde se dedicar aos estudos. Formou-se em Filosofia em 1954, na Universidade de Budapeste, na qual mais tarde, no período que antecedeu ao levante húngaro de 1956, trabalhou como assistente de György Lukács no Instituto de Estética. Com a entrada das tropas soviéticas no país, exilou-se na Itália – onde lecionou na Universidade de Turim –, indo posteriormente trabalhar nas universidades de St. Andrews (Escócia), York (Canadá) e, por fim, Sussex (Inglaterra), onde, em 1991, recebeu o título de Professor Emérito.

Vencedor de prêmios como o Attila József, em 1951, o Deutscher Memorial Prize, em 1970, e o Premio Libertador al Pensamiento Crítico, em 2008, Mészáros nos lega uma vasta e profunda obra, ferramentas incontornáveis para militantes e lutadores do Brasil e do mundo. (http://bit.ly/meszarosboitempo)

Mészáros nos deixou ontem, dia 1º de outubro, vítima de falência múltipla de órgãos, decorrente de dois derrames que avançaram para um agravamento fatal. Estava na UTI hospitalar, sempre próximo de familiares e amigos.

Nos últimos anos de vida, dedicava-se a finalizar seu mais ambicioso projeto intelectual: uma crítica radical do Estado em três volumes, intitulada "Para além do Leviatã", que teria seu lançamento mundial no Brasil, a pedido do autor. (http://bit.ly/2xamO4U)

#IstvánMészáros #ParaAlémDoLeviatã



...

MST lamenta o falecimento de István Mészáros

Mészáros deixa uma vasta obra - ferramentas de nosso tempo nas mãos dos militantes sociais pelo mundo todo.

Nesta segunda-feira (02), a militância Sem Terra em todo Brasil acordou triste com a notícia da partida física do filósofo marxista, gênio de seu tempo, István Mészáros, que faleceu na noite deste domingo (01). Nascido na Hungria, a obra de Mészáros é parte do pensamento socialista contemporâneo e foi traduzida em diversas línguas, sendo referência na formação político-filosófica de muitos militantes da esquerda em todo o globo. Para o MST, "a ousadia provocadora de sua obra, revela uma juventude marcante em Mészáros que o acompanhou por toda sua vida". Na certeza de que, com as sementes de Mészáros, "a marcha sempre segue", o MST deixa suas condolências à família e amigos. Leia a íntegra da nota.


MST lamenta o falecimento de István Mészáros


As trabalhadoras e os trabalhadores rurais Sem Terra do MST do Brasil lamentam profundamente o falecimento de István Mészéros, filósofo marxista, escritor e militante, nascido na Hungria em 1930.

Mészáros faleceu ontem (01), vitima de falência múltipla de órgãos, decorrente de dois derrames que avançaram para um agravamento fatal. Estava na UTI hospitalar, sempre assistido por familiares e amigos.

Dedicava-se no último período à sua nova obra com ênfase na análise crítica sobre o Estado, "Para Além do Leviatã", tema fundamental para a formulação estratégica e retomada necessária da ofensiva socialista.

Mészáros deixa uma vasta obra - ferramentas de nosso tempo nas mãos dos militantes sociais pelo mundo todo - entre elas, destaca-se "Para Além do Capital". A ousadia provocadora de sua obra, revela uma juventude marcante em Mészáros que o acompanhou por toda sua vida.

Que as sementes lançadas por este grande homem sejam semeadas por toda a parte. Em tempos tão difíceis, de barbárie em curso e confusões ideológicas, a certeza é de que a marcha sempre segue e ninguém poderá detê-la.

Pois para o Capital, "seres humanos são, ao mesmo tempo, absolutamente necessários e totalmente supérfluos".(Istvan Meszaros).


Mészáros está no MST e continuará vivo!


Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - Brasil

 

*Editado por Rafael Soriano



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz