Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

31.10.17

Bolívia é o país que mais cresce na América Latina

Bolívia é o país que mais cresce na América Latina



Por: Lara Ely | 31 Outubro 2017

 
 

Apesar da crise no preço das commodities, a Bolívia está há mais de uma década crescendo a uma média anual de 5% – crescimento superior ao dos Estados Unidos e demais países sul-americanos. Apenas no ano passado, cresceu 4,3%, sendo seguida por Paraguai (4,1%) e Peru (4%). Com estes números, o país se tornou o que mais cresce na América do Sul.

No poder há dez anos, o governo de Evo Morales mantém o crescimento graças a nacionalização do Petróleo e às exportações de gás natural que vende ao Brasil e à Argentina. Embora tenha feito esforços para diversificar a economia (com a venda de diesel, estanho e soja), permanece a pergunta de quanto tempo vai conseguir sustentar seu modelo de desenvolvimento, considerado "milagre econômico boliviano".

Fonte: Cepal 

Os dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – Cepal, lançados na semana passada, estimam que toda a região crescerá 1,2% em 2017 e 2,2% em 2018, impulsionada pela produção de matérias-primas. Se comparado ao dos Estados Unidos, que cresceu apenas 1,5%, o desempenho da Bolívia foi bastante alto. O Brasil teve retração de 3,6% em 2016.

Brasil tem o sexto pior desempenho da região em 2017, empatado com o Equador e atrás de países como a Venezuela (-8%), Cuba ( 0,5%) e Suriname (-0,2%). Para 2018, o Brasil deve ter um crescimento mais robusto de 2%, segundo a Cepal, o que melhora a posição do País entre os demais.

Cepal afirma que a capacidade dos países da América Latina e do Caribe de gerar um crescimento sustentado depende dos "espaços para adotar políticas que apoiem o investimento", a fim de reduzir "os efeitos de choques externos e evitar consequências significativas no desempenho das economias no médio e longo prazo". Nesse contexto, a instituição defende impulsionar o investimento público e privado, e diversificar a estrutura produtiva, para gerar "maior valor agregado e incorporar tecnologia e conhecimento."

No campo político, a gestão de Evo tem sido elogiada por suas reformas inclusivas, mas criticada por suas tendências autoritárias, casos de corrupção e o nascimento de uma chamada "burguesia aymara" – em referência ao povo indígena do qual Evo faz parte.

Segundo apontou reportagem da BBC, embora haja posições distintas em relação à atuação política de Morales, sobre a condução da economia os especialistas nacionais e internacionais convergem. Segundo eles os três pilares do sucesso econômico da Bolívia estão baseados no gás e petróleo, investimento planejado e estabilidade. 

http://www.ihu.unisinos.br/573149-bolivia-e-o-pais-que-mais-cresce-na-america-latina


Leia mais:


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz