Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.11.16

Temer possui 1 milhão de motivos para ser cassado pelo TSE. Por Carlos Fernandes

Temer possui 1 milhão de motivos para ser cassado pelo TSE. Por Carlos Fernandes



Postado em 11 Nov 2016
Ele

Ele

 

Existe uma velha máxima que reza que contra dados e fatos não há argumentos. Pois bem, se já era difícil arrumar argumentos minimamente plausíveis para sustentar um julgamento em separado da chapa Dilma-Temer nas eleições de 2014, os dados e os fatos que ora se apresentam tornam essa missão simplesmente impossível. Até mesmo para um TSE presidido por um político como Gilmar Mendes.

A tese já é um absurdo em si. Segundo os advogados do atual presidente, todas as irregularidades verificadas nas doações de campanha aconteceram, única e exclusivamente, na parte que dizia respeito a Dilma. Todas as verbas doadas ao "santo" Temer eram tão puras e cristalinas quanto os primeiros raios de sol num lindo amanhecer.

A aceitação de algo dessa natureza num sistema político podre e decadente como o nosso só é possível num judiciário completamente corrompido como o brasileiro. Ainda mais quando estamos tratando de ninguém menos do que um delinquente moral como Michel Temer e o seu PMDB.

Se o que faltava para desmontar essa farsa era uma marca de batom na cueca, ela surgiu com a cópia do cheque da empreiteira Andrade Gutierrez, de Otávio Azevedo, no valor de R$ 1 milhão nominal ao próprio Michel Temer. Além do cheque, ainda existe os extratos que comprovam que o depósito foi efetuado na conta da campanha do então candidato à vice-presidência.

O caso além de ser uma descomunal desmoralização para o presidente e uma prova cabal de sua participação em crimes eleitorais, ainda escancara outro fator predominante no decorrer de todo o processo do golpe que ainda está em curso, o da condescendência do poder judiciário quando o assunto é criminalizar o Partido dos Trabalhadores.

Segundo o depoimento de Otávio Azevedo ao TSE, essa propina em forma de doação teria sido feita "certamente" ao PT. É do inteiro conhecimento de todos os delatores que suas delações devem obrigatoriamente envolver Lula, Dilma ou o PT independente da veracidade dos fatos. Não fosse a defesa da ex-presidenta ter enviado os documentos que provam o contrário, essa ainda seria a versão oficial e plenamente aceita pela justiça.

A questão que se levanta nesse momento é sobre qual será a atitude do relator da Ação Judicial Eleitoral no TSE, ministro Herman Benjamin. Se antes dessas evidências os rumores já eram fortes de que ele recomendaria a cassação conjunta da chapa, com as evidências postas à mesa, a tese de um julgamento separado se torna cada vez mais improvável.

cheque temer

Benjamin marcou para o próximo dia 17 uma acareação entre Otávio Azevedo e Edinho Silva, então tesoureiro da campanha de Dilma-Temer. A intenção é esclarecer as divergências que ficaram flagrantes no depoimento do presidente da Andrade Gutierrez. Confirmado o falso testemunho, Azevedo deve – ou pelo menos deveria- perder todos os benefícios de sua delação.

Mais do que desmascarar as mentiras e contradições que os delatores estão incorrendo, é dever público e notório  do ministro Herman Benjamin tornar célere esse processo que, em suas próprias palavras, é o "maior da história da corte" por tudo o que ele representa.

Depende da celeridade desse julgamento o direito constitucional do povo brasileiro de escolher diretamente o presidente que irá lhe governar. Cassado Temer ainda este ano, por lei teríamos novas eleições diretas e mais uma oportunidade de colocarmos no poder alguém legitimado pelas urnas.

A partir de 2017, caberá ao nosso "maravilhoso" Congresso Nacional a decisão de eleger um segundo presidente ilegítimo. A julgar pelas decisões que esse covil de hienas vem tomando desde o início dessa legislatura, o resultado será inevitavelmente desastroso.

Dessa forma, a pergunta a ser feita é quando Michel Temer será cassado, porque motivos para cassá-lo o TSE já tem de sobra. 1 milhão de "motivos" pelo menos.

 

Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.

Clique aqui e assine nosso canal no youtube

Carlos Fernandes
Sobre o Autor
Economista com MBA na PUC-Rio, Carlos Fernandes trabalha na direção geral de uma das maiores instituições financeiras da América Latina

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz