Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.11.16

Dez fatos sobre o comunismo/socialismo que você deveria saber antes de destilar ódio



 21/nov/2016, 8h15min

Dez fatos sobre o comunismo/socialismo que você deveria saber antes de destilar ódio (por Fernando Horta)

socialismo-1024x6831) São coisas diferentes. No socialismo, por exemplo, o Estado deve ser forte para, através de regras claras, por a termo o controle burguês. No Comunismo o estado inexistirá em função da falta de necessidade dele para uma sociedade presumidamente sem classes. Marx nunca explicou as bases de tal "sociedade sem classes" mas o comunismo seria um estágio à frente do socialismo.

2) Nunca em toda a história do século XX algum país capitalista conseguiu superar as médias anuais de crescimento dos países socialistas. Tanto URSS entre os anos 20 e 30 e depois nos anos 60, quanto a China desde a década de 90 chegaram a atingir médias anuais de dois dígitos de crescimento por décadas.

3) O primeiro país a dar direitos trabalhistas e sociais igualitários às mulheres foi a URSS. Desde antes da segunda guerra mundial o aborto era legal dentro do mundo soviético e as mulheres ocupavam espaços de trabalho, academias e no exército igualitários com os homens.

4) Durante a década de 60 a vantagem científica da URSS para o mundo capitalista era tão grande que o governo americano teve que investir pesado em agências de pesquisa para reverter o sentimento de superioridade do mundo comunista que o chamado "efeito sputnik" causou. Ainda hoje muitas tecnologias contemporâneas têm suas raízes nas pesquisas soviéticas como o celular, por exemplo.

5) a transição de uma sociedade feudal (medieval) para uma sociedade industrial levou no capitalismo cerca de 200 anos (entre os séculos XVI e XVIII) e no modelo socialista levou pouco menos de 20 anos (entre 1917 e a década de 30)

6) O Nazifascismo foi vencido pelos exércitos vermelhos que mantiveram a luta na Europa até o final arcando também com as maiores perdas populacionais.

7) a Resistência ao nazi-fascismo foi feita nos países ocidentais majoritariamente pelos comunistas. Tanto na França quando na Inglaterra os grupos de "partisans" eram formados a partir das organizações comunistas e estas representaram a única efetiva oposição ao fascismo que começou ainda na Guerra Civil Espanhola.

8) Os partidos políticos mais antigos ainda em atividade no Brasil são os partidos comunistas (PCB e PCdoB). O PCB é criado em 1922 e o PCdoB criado em 1958.

9) O melhor sistema de saúde e educação do mundo é Cuba, levando-se em referência um PIB per capita de mais ou menos 6 mil dólares de Cuba, se comparados a mais de 50 mil dólares dos EUA e 40 mil da Inglaterra.

10) o maior partido da oposição japonesa atualmente é o partido comunista que vem crescendo em função da crise da economia japonesa e dos custos sociais de um regime capitalista avançado, como o japonês (alto níveis de suicídios, falta de seguridade social especialmente para populações mais velhas e etc.)

.oOo.

Fernando Horta é professor, historiador, doutorando na UnB.


http://www.sul21.com.br/jornal/dez-fatos-sobre-o-comunismosocialismo-que-voce-deveria-saber-antes-de-destilar-odio-por-fernando-horta/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz