Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.7.15

RAIVA E POLÍTICA

RAIVA E POLÍTICA

'Culpados somos nós. Votamos em quem nos seduz e manipula nossos medos'

"Em uma sociedade consumista, ficamos presos no próprio umbigo", diz Frei Betto. Para ele, políticos que seduzem e manipulam o medo do eleitorado são maioria dos eleitos
por Redação RBA publicado 20/07/2015 12:50, última modificação 20/07/2015 13:53
LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
bancada da bala e violência

Frei Betto: o povo é quem vota, mas quem mais elege seus representantes é o poder econômico

São Paulo – Em sua coluna na Rádio Brasil Atual, o escritor Frei Betto afirma que "somos uma população despolitizada e raivosa" e que os produtos mais procurados pelo público na internet e na TV são "mero entretenimento voltado ao consumismo ou exacerbação da violência". Ele pondera que existem centenas de políticos decentes, mas que são "exceção". E observa que o poder econômico ainda consegue assegurar um maioria de políticos que não representam o interesse social no pleito. "São lobistas investidos de mandatos e imunidades para defender interesses corporativos, como a bancada do 'b' – de bala, bola, boi e bíblia", argumenta. Segundo ele, os grandes culpados pela "safadeza" que toma conta da política "somos nós, os eleitores".

"Carecemos de consciência crítica e, na hora da eleição, votamos em quem nos seduz ou manipula nossos medos. São aqueles que apregoam coisas como 'bandido bom é bandido morto' que se elegem", diz.

Frei Betto ainda aponta para a responsabilidade que recai sobre o eleitorado. "Não adianta declarar que não votou em um certo candidato ou o de sua escolha foi derrotado. E quando ele ganhou, foi diferente? Deu exemplo de ética? Fez leis voltadas aos mais pobres ou introduziu mudanças estruturais no país?", questiona.

Ouça a coluna na Rádio Brasil Atual:

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2015/07/em-uma-sociedade-consumista-ficamos-presos-no-proprio-umbigo-diz-frei-betto-2668.html 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz