Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.7.15

Democracia: comunicação e política

08/07/2015 - Copyleft

Democracia: comunicação e política

O livro de Venício Lima constitui-se em um verdadeiro presente para os estudiosos do tema da democracia contemporânea e das políticas de comunicação.


Antonio Albino Canelas Rubim*
reprodução

Em seu novo livro, Cultura do Silêncio e Democracia no Brasil (Brasília, Editora UNB, 2015), Venício Lima assinala na apresentação que todos os textos selecionados para o livro, escritos nos últimos 35 anos, "contemplam uma preocupação comum – a questão da comunicação social (mídia) na sociedade brasileira" (p.9). Gostaria de propor que o interessante livro talvez possa ser (também) lido através de outro enquadramento: o imbricamento atual e umbilical, sempre afirmado pelo autor, entre comunicação e política na democracia contemporânea. Aliás, o próprio autor, em parceria com Juarez Guimarães, escreve em outro texto emblemático: "Não se trata de pensar as relações entre política e comunicação, mas do desafio de construir um campo de pensamento no qual a própria política e a comunicação mútua e geneticamente se constituem em seus conceitos fundamentais" (p.340). A sugestão, portanto, é que o perspicaz pensamento de Venício Lima, expresso no livro síntese Cultura do Silêncio e Democracia no Brasil, se conforma tendo como "princípio organizador (...) a relação fundante e incontornável entre política e comunicação" (p.341), acionada sempre em sintonia fina com a questão da realização da democracia no mundo e no Brasil contemporâneos.
 
Este eixo estruturante elucida a presença de textos sobre autores como Paulo Freire e Stuart Hall, tão caros à formação do pensamento de Venício Lima. Neles, a atenção com a comunicação está estritamente associada à política e à democracia. A comunicação dialógica de Paulo Freire conjuga comunicação, política e democracia na realização da educação como prática da liberdade. A diversidade de leituras das mensagens da mídia, a produção social das notícias e a comunicação como campo não autônomo de conhecimento, presentes nos estudos de comunicação iniciais da produção de Stuart Hall, também não podem ser lidas sem remissão à política e à democracia. 
 
Tal horizonte se expressa de modo mais visível na produção diretamente associada à comunicação política e às políticas de comunicação. Venício Lima, não resta dúvida, é um dos principais pensadores brasileiros nos estudos de comunicação e política. Seus conceitos de cenários de representação (CR) e de cenário de representação da política (CR-P) são instigantes e ensejaram diversos estudos relevantes do autor e de outros pesquisadores. Suas inúmeras análises e intervenções na esfera das políticas de comunicação têm elucidado e trazido ao debate público, de modo corajoso, temas essenciais ao aprofundamento da democracia no Brasil. 
 
Cabe anotar outra dimensão constitutiva da obra e mesmo da atuação de Venício Lima. O livro expressa não só seu consistente e criativo pensamento acerca das imanentes conexões que acolhem democracia, comunicação e política. Ele transpira envolvimento com os temas. Envolvimento vinculado não apenas ao profundo conhecimento das temáticas, mas traduzido igualmente em intensa militância democrática. O conhecimento elaborado visa não apenas o público acadêmico, mas busca dialogar com a cidadania e mobilizá-la para questões vitais do mundo e da democracia contemporânea. Não, por acaso, constam do livro suas rigorosas intervenções políticas e comunicacionais, que participam ativamente do debate na sociedade. Destaque para sua valiosa contribuição às discussões acerca das distintas, mas conectadas, liberdades de expressão e de imprensa.
 
O livro síntese, que reúne produção selecionada pelo próprio autor, constitui-se em um verdadeiro presente para os estudiosos do tema da democracia contemporânea e, mais especificamente, das políticas de comunicação. Ele se configura como livro fundamental para todos aqueles que estão interessados nestas temáticas, seja no ambiente acadêmico, na sociedade política, na sociedade civil e no mundo da vida. 
 
* Pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. 



http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FMidia%2FDemocracia-comunicacao-e-politica%2F12%2F33941



Créditos da foto: reprodução


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz