Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.12.13

TVE e TV Brasil >dois especiais sobre Nelson Mandela nesta sexta-feira

TVE e TV Brasil exibem dois especiais sobre Nelson Mandela nesta sexta-feira


Em rede com a TV Brasil, emissora pública apresenta o Nova África e o Doc Especial

Em homenagem ao líder africano Nelson Mandela, falecido nesta quinta-feira aos 95 anos, a TVE transmite em rede com a TV Brasil nesta sexta, 6 de dezembro, dois programas especiais a partir das 22h.

Nova África – 22h

Acompanhe a trajetória de Nelson Mandela, o líder que revolucionou toda uma nação por meio da paz e do diálogo e lutou pelo fim do Apartheid, sistema racista que dividiu a África do Sul em negros e brancos. O programa também aborda a sucessão de acontecimentos que levaram Mandela à liberdade, depois de 27 anos na prisão, e sua ascensão à presidência da República. Mas, além de sua vida pública, o Nova África revela a intimidade desse grande líder.

Em entrevista, Graça Machel, terceira esposa de Madiba, fala dos ideais e da luta pela liberdade travada por ele. Também é revelado o envolvimento de Mandela nas causas sociais, principalmente no combate ao HIV, que vitimou um de seus filhos, e a sua dedicação nas reformas que mudaram profundamente a vida da nação e o estabelecimento da democracia no país.

Doc Especial – Nelson Mandela – 22h30 - 

O filme traça um retrato do líder africano Nelson Mandela, nascido na família real Xhosa, da África do Sul, e que procurou sua riqueza em Joanesburgo.

Como a segregação racial se tornando mais e mais inflexível, Mandela se envolveu com a resistência e, em 1964, recebeu a sentença de prisão perpétua. Privado de sua identidade e reduzido apenas a um número, Nelson Mandela ficou preso por 27 anos, sendo solto em 1990.

Em liberdade, ele começa um retorno triunfante que culminou em 1993, ao ser agraciado com o Prêmio Nobel da Paz e, um ano depois, quando se tornou presidente da África do Sul.

O documentário viaja entre a África do Sul moderna e os episódios históricos no longo caminho do país que pôs fim ao apartheid, mostrando momentos controversos e complicados da vida de Nelson Mandela.

http://www.tve.com.br/2013/12/tve-exibe-dois-especiais-sobre-nelson-mandela-nesta-sexta-feira/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz