Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.12.13

Blog da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br - Uso indiscriminado da pílula anticoncepcional pode causar doenças como trombose

Uso indiscriminado da pílula anticoncepcional pode causar doenças como trombose

Foto: Wavebreak Media Ltd./CorbisA pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais usados entre as mulheres. Atualmente, é o mais popular no controle de natalidade, além de ser um dos mais seguros. No entanto, o consumo deste tipo de medicação também traz riscos. Um deles é o desenvolvimento de trombose. Por isso, o remédio não é recomendado para as mulheres com problemas circulatórios. O ginecologista do Hospital Federal da Lagoa/RJ, Napoleão Teixeira Leão, explica as dúvidas sobre o assunto na entrevista abaixo. 

Qual a combinação dos contraceptivos orais?
 
Eles são compostos por hormônios sintéticos similares aos produzidos pela mulher, o estrogênio e a progesterona. A pílula anticoncepcional simula os hormônios que o ovário produz, deixando- o inativo. Como há uma diminuição hormonal, o órgão não ovula e, assim, a mulher não engravida.
 
Qualquer mulher pode tomar a pílula anticoncepcional?
 
Não. Antes de tomar qualquer tipo de remédio, a pessoa precisa consultar um especialista. Com a pílula, não é diferente. A mulher precisa ir ao ginecologista, para saber se pode ou não tomar o medicamento. Além disso, o médico vai orientar qual é a pílula correta, com menos efeitos colaterais e com a menor taxa de hormônios que se adeque a paciente, porque existem algumas contraindicações que só o médico pode avaliar.
 
Existe alguma pílula que aumenta as chances de trombose e outras doenças?
 
Todas as pílulas podem aumentar o risco de trombose. Todas elas têm como um de seus efeitos colaterais uma chance maior de desenvolver a TVP (trombose venosa profunda). Essa incidência vai variar de acordo com o perfil de cada mulher. Por exemplo: se ela é fumante, obesa ou tem histórico familiar, tem mais probabilidade de desenvolver trombose. Por isso, é fundamental que a mulher consulte um médico para saber qual pílula é recomendada ou não.
 
O uso da pílula anticoncepcional pode afetar a coagulação sanguínea?
 
Sim. O anticoncepcional traz em sua formulação hormônios que podem afetar a coagulação sanguínea. Mesmo as fórmulas que contém apenas progesterona também devem ser usadas somente com acompanhamento médico.
 
A trombose está relacionada a quais fatores?
 
A trombose pode ser caracterizada pela diminuição da circulação sanguínea. Se a pessoa fica muito tempo parada, na mesma posição, por exemplo. Viagens longas, cirurgias que obrigam o indivíduo a ficar muito tempo na cama e outros também podem causar a doença. Também pode está relacionada as lesões que ocorrem no interior dos vasos, ruptura e infecções. Já em relação às pílulas anticoncepcionais, acontece quando há um desequilíbrio que aumenta o poder dos agentes coagulantes do sangue. Grávidas, diabéticos ou pessoas com predisposição genética à trombose fazem parte do grupo de risco ao tomar anticoncepcional.
 
O tabaco potencializa a trombose em mulheres que toma pílula?
 
O cigarro e anticoncepcionais definitivamente não podem estar associados. O fumo em conjunto com os hormônios presentes na pílula favorecem o surgimento de trombose. Principalmente pacientes fumantes, com mais de 40 anos, devem evitar a pílula. Outro grupo de risco são as jovens obesas ou com histórico familiar da doença.
 


Fonte: Érica Santos 
Comunicação Interna/Agência Saúde


http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/33263-uso-indiscriminado-da-pilula-anticoncepcional-pode-causar-doencas-como-trombose

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz