Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.7.13

O demônio do fato | TIJOLAÇO

O demônio do fato

10 de Jul de 2013 | 19:37

A Globo sonegou Imposto de Renda na compra dos direitos de transmissão da Copa de 2002. Fato.

A Receita Federal autuou a empresa em R$ 615 milhões, em valores de 2006. Fato.

O processo foi surrupiado, um dia depois de ter chegado ao setor de notificações, por uma funcionária que estava de férias e foi à repartição no dia dois de janeiro de 2007 só para fazer isso. Fato

Dessa subtração resultou a vantagem objetiva para a Rede Globo de ter quase um ano de prazo para recorrer, em lugar dos 30 dias da lei. Fato.

A Globo diz que soube “alguns dias depois da sessão do julgamento” -que rejeitou sua defesa – que o processo havia sido extraviado e que foi ela quem deu as cópias para a sua reconstituição. Ora,  se ela tinha cópia do julgamento que resultou na criação de uma dívida fiscal – imensa, por acaso – isso é o mesmo, juridicamente, que ser notificada, o que abre o prazo recursal. Ou se não tinha e a Receita tinha, a esta competia notificar imediatamente, não meses depois. Ou um é fato ou o outro é fato.

Quando a Globo optou por resolver a questão pela via do Refis, em lugar de questionar judicialmente a autuação,  depois de dois anos, praticou, segundo exige o regime fiscal especial, a confissão da dívida e, com ela, a da elisão fiscal indevida no negócio via Ilhas Virgens. Outras empresas, como a Vale e a Petrobras não reconheceram ter praticado ato ilícito e brigaram na Justiça pelo que consideravam ter feito com base legal. Isso também é um fato.

São um demônio estes fatos, que se sobrepõem a todas as alegações vagas e parciais que tem sido feitas sobre este caso.

Não é possível que se aceite mansamente que a funcionária surrupiou o processo e interrompeu o curso normal da cobrança de uma fortuna para os cofres públicos.

Dinheiro para creches, escolas, hospitais que não puderam ser feitos.

Uma bagatela que representa “apenas”, com a correção devida pela Selic,  quase 70 vezes o que o “Criança Esperança” faturou em 2011, segundo o Balanço Social da Globo.

Ah, mas eu esqueci. O dinheiro do Criança Esperança não é da Globo. Vem dos telespectadores, que doam pelo telefone. E a sonegação é com o dinheiro de todos, inclusive os daquelas crianças que a Globo diz ajudar tanto.

Por: Fernando Brito

http://www.tijolaco.com.br/index.php/o-demonio-do-fato/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz