Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

19.7.13

Lula diz que é 'preciso brigar' por reforma política com validade para 2014 — Rede Brasil Atual

entrevista

Lula diz que é 'preciso brigar' por reforma política com validade para 2014

Ex-presidente recorda que oposição se queixa de melhores condições na saúde, mas acabou com a CPMF; critica proposta de fim da reeleição e defende que Dilma é a candidata do PT no próximo ano

por João Peres, da RBA
publicado 18/07/2013 19:21, última modificação 18/07/2013 19:38

Lula: "A reforma politica é condição sine qua non para mudar muita coisa no Brasil"

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje (18) que se trabalhe para aprovar a reforma política com regras válidas já para as eleições de 2014. Durante entrevista coletiva após conferência em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, o petista afirmou que é preciso "brigar por isso". "A reforma politica é condição sine qua non para mudar muita coisa no Brasil", disse Lula. "Quando as pessoas querem uma coisa, você tem de debater para saber se é possível ou não."

Nas últimas semanas, parte da base aliada e a oposição têm dito que não há tempo de promover a consulta ainda este ano, a tempo de que as mudanças sejam aplicadas nas disputas de deputados, senadores, governadores e presidente. A Câmara instalou esta semana um grupo de trabalho com representantes de todos os partidos que deve apresentar propostas em até 90 dias para que sejam levadas a plenário. Alguns parlamentares trabalham com a ideia de que o melhor é restringir as mudanças ao crivo do Legislativo, e que no máximo a população seja chamada a referendar o que for votado no Congresso.

Durante a breve conversa com jornalistas, Lula criticou a proposta do senador Aécio Neves (PSDB), provável adversário de Dilma em 2014, de acabar com a reeleição. "É importante lembrar que a gente não tinha reeleição. Com medo de mim, aprovaram mandato de quatro anos e fim da reeleição. Agora querem acabar para impedir a dilma de se reeleger. Acho que quatro anos de mandato, para alguém conseguir fazer alguma obra nesse país, é quase impossível."

O ex-presidente cobrou também que a oposição recorde o passado quando atribui os problemas na saúde às gestões federais do PT. Lula recordou que a base contrária ao Planalto foi responsável, em 2007, por aprovar no Congresso o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), uma alíquota de 0,08% sobre cada operação deste tipo que ajudava os órgãos de controle a rastrear irregularidades e financiava a saúde no país.

"O que é importante lembrar, e que não vi colocado em lugar nenhum, é que alguns políticos que estão dizendo agora na oposição que precisa melhorar a saúde acabaram com a CPMF. Eles tiraram, se somar quatro anos do segundo mandato e dois anos e meio da Dilma, tiraram R$ 550 bilhões da saúde", destacou. "É triste. O povo sabe, a Dilma sabe, eu sei, você sabe que é preciso melhorar a saúde, o transporte, a habitação, que é preciso melhorar tudo."

Nos primeiros comentários públicos sobre as manifestações de junho, Lula pediu aos jovens presentes a uma conferência sobre política externa promovida pela Universidade Federal do ABC (UFABC) que acreditem nas instituições políticas para promover as mudanças necessárias no país. Depois, na conversa com jornalistas, o petista voltou a comentar o tema. "Todos nós ficamos surpresos com a capacidade de mobilização que teve o Brasil. Isso é uma coisa extraordinária. Demonstra que o povo está ávido a participar da vida democrática deste país."


http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2013/07/lula-pede-reforma-politica-com-validade-para-2014-9571.html


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz