Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.7.13

Mujica considera que integração da América Latina deve partir da Amazônia | Notícias | EBC

Mujica considera que integração da América Latina deve partir da Amazônia

Portal EBC - 24.07.2013 - 18h11 | Atualizado em 24.07.2013 - 18h31

Presidente do Uruguai, José Mujica (Télam)

Brasília - “Em um mundo que se globaliza, para poder conversar com esse mundo, precisamos ser fortes. Para sermos fortes, precisamos nos juntar. Para nos juntarmos isso significa que temos que nos juntar à Amazônia”, disse o presidente do Uruguai, José Mujica, em entrevista exclusiva ao comentarista internacional da TV Brasil, Emir Sader. “A Amazônia pode se achar muito grande, muito grande para nós, mas é pequena para o mundo e precisa também de nós”, ressaltou.

Ao ser questionado sobre o futuro do Mercosul com a entrada da Venezuela no Bloco e a possibilidade de ingresso da Bolívia, Mujica disse que falta “fundar a nação” América Latina e que o desafio para isso é a superação dos nacionalismos. “Nós, os latino-americanos fundamos muitos países, quando conseguimos tirar as metrópoles das nossas costas. Falta fundar a nação. O que pode nos matar é a torpeza do nacionalismo furibundo. Temos que criar um telhado comum”.

Na entrevista Mujica também falou sobre a estratégia do Uruguai para legalizar a maconha. “Nós propusemos uma estratégia para que o Estado controle e regule esse mercado da maconha, estabelecendo uma dose, semanal, que estará na farmácia, como se fosse um remédio. Se o indivíduo extrapola, temos sua identificação e tratamos de atendê-lo para que se corrija”, afirmou.

O presidente uruguaio conta que a proposta tem antecedentes na história do país. “É uma tradição do Uruguai reconhecer a realidade”, afirmou. Ele cita a experiência da nacionalização da produção de bebidas alcoólicas em 1915, com a destinação de parte do lucro com a venda das bebidas para ajudar a saúde pública, enquanto os Estados Unidos aplicavam a “lei seca”.

Confira em vídeo a entrevista com Mujica para a TV Brasil

http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/07/mujica-considera-que-integracao-da-america-latina-deve-partir-da

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz