Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.12.12

Carta Maior - Blog do Emir Sader - "A opção e a diversidade são necessidades da alma"




05/12/2012

"A opção e a diversidade são necessidades da alma"

Discurso de Alfredo Guevara, Presidência do ICAIC – Instituto Cultural de Arte e Indústria Cinematografica na inauguração do 34º Festival Internacional de Cinema Nova Latinoamericano, no Teatro Karl Marx, no dia 4 de dezembro de 2012.

Bem vindos à Havana, nossa capital e sede tradicional do evento, desenhado esta vez, com certeza da presença de mais e mais jovens cineastas portadores de formas inéditas de dizer em imagens e de buscar verdades que não poucas vezes renovam nosso cinema por sua ótica, por sua penetração em realidade reais ou nas que a imaginação enriquece ampliando o mundo desde poéticas que obrigam a descobrir, mais e mais e sempre.

Essa será a tarefa desse outro protagonista dos Festivais que é o espectador, descobrir e descobrir nessas vertentes do cinema latino-americano quando decididamente e’ inovador e quando profissional, dono do instrumental expressivo. E essa diversidade nas opções confirma o que para a espiritualidade da pessoa resulta, como o ar, oxigênio esta vez para pulmões secretos e irrenunciaves porque respiradores da essência da verdadeira vida em que a diversidade e a opção definem e são oxigênio da liberdade. Isto explica os 500 mil espectadores protagonistas que teremos nestes dias e mais tarde, conforme o Festival percorra a Ilha.

Eu disse Ilha porque o evento desenhado se prolonga por cidades e por povoados, e se todo o plano se cumpre, prioriza ja algumas das nossas Universidades e Faculdades. Essas que, a nosso pouco mais de 11 milhões de cidadãos, deram 1 milhão de universitários, o princípio de uma vanguarda intelectual que pudesse ser princípio de um estado de alerta e abertura para o saber, saber que continua se ampliando, e ao conhecer, ao pensar que tanto obriga, legitimadores irrefreáveis desses valores que eu descrevo como irrenunciáveis pilares da liberdade: a diversidade e a opção.

Esse nosso público não apenas é protagonista quando se identifica ou dialoga de forma prazerosa ou amargamente com a obra cinematográfica e com seu autor; protagonista é também, como em mostra sociológica, prova que a opção e a diversidade são necessidades da alma. Prova que é lição, lição irrenunciável.

Devo supor e creio firmemente desde velhas experiências, que provam isso mesmo públicos de outros países em particular em nosso âmbito cultural latino, nesse muito Festivais fraternais que percorre o ano. Este ano precisamente o cinema latino-americano teve presença e sucesso espetacular no mundo todo.

Eu disse Ilha também para recordar que i-solado ai(a-ilhado, no original) supõe afastado, mas não há ilheno que não se sinta universal, internacional e que portanto veja mais além do mar e amando-o , tenha inventariadas todas as ofertas imagináveis, imaginando quantas paisagens queira percorrer na realidade e no conhecer.

Estes sonhadores, fabricantes de mundos e de opções, da diversidade, da liberdade, somos os irmãos amigos que os recebemos, esperando em vossas obras mais e mais mundos poéticos, e a vocês com e nelas, dizemos de novo bem vindos.

E agora a surpresa, surpresa cabalística.

Cumprimos 34 anos (que tomara fossem os meus) e cumprem eles 43, com o 3 e o 4 brincando com o adivinhação. E como insisto e insisto em renovação permanente esta só pode se realizar com um bom ritmo.

Inauguramos assim agora o 34º Festival Internacional do Novo Cinema Latinoamericano , que tem ritmo, homenageando em seu 43º aniversario a um símbolo musical de Cuba e seu ritmo maior, os Van Van.

Bem vindos, irmãos!

Postado por Emir Sader às 11:43

http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=1151

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz