Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.4.12

Por que estamos mobilizados?

Segunda-feira, 16 de abril de 112

Por que estamos mobilizados?

seg, 2012-04-16 14:34 — Marcelo

16/04/2012

Ao povo brasileiro,

Os trabalhadores e trabalhadoras do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) estamos mobilizados em todo o Brasil, durante o mês de abril como parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária de 2012, para pressionar o governo federal a priorizar a pauta da reforma agrária e exigir justiça para os assassinos de dezenas de companheiros que foram assassinados e os autores e mandantes estão soltos.


Queremos justiça!

Exigimos justiça e punição aos responsáveis pelo massacre de Eldorado de Carajás, em que 21 companheiros foram assassinados, (19 executados na hora e dois que morreram mais tarde), durante operação da Polícia Militar a mando do Governador Almir Gabriel, no governo FHC, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, no dia 17 de abril.

Após 16 anos ao massacre, que teve repercussão internacional, os policiais e os governantes foram inocentados. Mas os dois comandantes foram condenados 220 anos de cadeia. Entretanto, recorreram e estão livres. Agora dia 28 de março, o STF determinou que eles deveriam ser presos. E até agora, estão ainda soltos.

Por outro lado, desde que se instalou a democracia em 1985, já foram assassinados mais de 1700 trabalhadores rurais. E apenas 70 casos foram a júri, e destes apenas 15 condenados. O Poder Judiciário no Brasil só funciona a favor dos ricos. E para proteger os interesses dos latifundiários. E a cada dia aparece mais denúncias na televisão das falcatruas no Poder Judiciário. Porque ainda é um poder monárquico, que não depende do voto do povo. Meia dúzia fazem o que querem. E depois se aposentam ganhando milhões, que o povo vai pagar pro resto da vida.


Exigimos reforma agrária

A reforma agrária se encontra paralisada no governo Dilma Rousseff. O governo alega que falta dinheiro. Mas não diz a mesma coisa quando é gastar 30% de seu orçamento apenas com pagamento de juros aos banqueiros.

O governo diz que está difícil desapropriar. Mas basta andar pelas estradas do interior do país para ver tanta terra improdutiva. Segundo o IBGE no censo de 2010, existem 69.233 grandes propriedades improdutivas no país, que controlam nada menos que 228 milhões de hectares de terra. Tudo isso poderia ser desapropriado segundo a Constituição.

Do outro lado, ao longo das estradas todos podem ver as centenas de acampamentos de lonas pretas, que abrigam ainda 180 mil famílias, em condições sub-humanas à espera da reforma agrária. Há acampamentos, que já tem 14 anos de espera, como as 62 famílias do município de Sapé, na Paraíba

Nós queremos que o governo dê condições de produção nas áreas de assentamento. Já apresentamos propostas para instalação de pequenas agroindústrias, para desenvolver a produção de alimentos sadios com técnicas de agroecologia, e precisamos de um novo tipo de crédito rural, que não deixe apenas os agricultores pendurados no banco, como é hoje.

Queremos que a Conab, COMPRE toda a produção dos assentados e dos pequenos agricultores, para distribuir alimentos sadios e mais baratos em todas as cidades.

Nos últimos anos foram fechadas mais de 20 mil escolas no meio rural. Porque os prefeitos querem ganhar dinheiro transportando as crianças até a cidade. E os filhos dos assentados às vezes ficam até 4 horas dentro de carros velhos, sofrendo de tudo para poder ir a escola.

A Constituição diz que as escolas precisam estar em cada comunidade rural, e que todas as famílias e suas crianças têm direito à escola fundamental pública.


O agronegócio só produz com venenos, e você come, e depois fica com o câncer!

Predomina hoje no campo um modelo de agricultura baseado na grande propriedade aliada com as empresas transnacionais que vendem muito veneno, e insumos químicos.

O Brasil é o campeão mundial de consumo de venenos agrícolas! Cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxico por ano. Além de envenenar os trabalhadores do campo que aplicam essas substâncias, o uso intensivo de agrotóxicos também contamina a população da cidade que consome os alimentos. Os agrotóxicos ainda poluem o meio ambiente, contaminam a água, os lençóis freáticos e os aquíferos.

Por outro lado, é uma agricultura que depende totalmente da importação de fertilizantes químicos. No ano passado, tivemos que importar 28 milhões de toneladas de adubos e fertilizantes, de praticamente todo o mundo.

E com a crise do capitalismo mundial, os capitalistas de todo mundo correram pro Brasil e estão transformando seus dólares na compra de terras, usinas, hidrelétricas, reservas de agua, de minérios, etc. O Brasil virou um paraíso para as multinacionais tomarem conta e nos explorarem. Todos ganham, menos os brasileiros.

Eles vêm aqui tomam conta de tudo, plantam apenas para exportação soja, milho, cana e pecuária extensiva. Você sabia que as exportações agrícolas não pagam nada de imposto? Ou seja , eles usam as terras, as estradas, os portos, a energia, nosso trabalho, e não pagam nada de imposto de exportação. É o pais mais fácil deles ganharem dinheiro.

Os venenos agrícolas fabricados pela Bayer, Basf, Syngenta, Monsanto estão insentos de impostos. Mas o leite, arroz, feijão, mandioca, que são alimentos do povo, pagam ICMS e pagam IPI.

Nossa proposta para agricultura

Como alternativa, defendemos um novo projeto de agricultura, baseado na agricultura familiar, camponesa, e na agroecologia, que fixe as pessoas no meio rural, garanta terra, gere emprego e distribua renda. Assim as pessoas podem viver bem no interior e não precisam ir para as grandes cidades, aumentando o desemprego e as favelas, ou ficando dependente de Bolsa Família.

Queremos produzir alimentos, sem veneno, e ter a garantia que o governo compre todo alimento, pela Conab.

Também defendemos que se criem pequenas agroindústrias na forma de cooperativas, em cada comunidade rural, em todos os municípios do interior, para aumentar emprego, renda, impostos e assim desenvolvem os municípios E a juventude tem uma alternativa de trabalho e salário sem ir para as grandes cidades.

Os latifundiários e as empresas transnacionais querem tomar conta da AMAZÔNIA E DO CERRADO.

Mas existe uma lei que é o Código Florestal que obriga a todos grandes proprietários manterem 80% da mata em reserva na Amazônia e 40% no Cerrado. Na sanha de plantar para exportação, e ganhar muito dinheiro, eles querem acabar com essas reservas. E querem anistia para os 8 bilhões de multas que receberam do Ibama, por crimes ambientais. Para conseguir isso é que estão mudando a lei do Código Florestal no Congresso, apenas para beneficiar a eles.

E o povo brasileiro fica com as enchentes, com as alterações climáticas, com os desmoronamentos e os problemas ambientais.

Por isso, estamos pedindo que a Presidenta Vete as mudanças que os latifundiários e os estrangeiros querem impor.

Estamos protestando por tudo isso

Você sabe que o Brasil precisa de muitas reformas ainda. Da reforma política, para acabar com a corrupção dos políticos, da reforma tributária, para ter mais justiça nos impostos, da reforma educacional para garantir 12% do PIB em recursos para educação e ter escolas e universidades para todos jovens, da reforma urbana, para construir casas para todo mundo, e não apenas as caixinhas de fósforo de 42 metros quadrados.

E precisa também de reforma agrária.

Ajude você também a mudar o Brasil. Protestar e se mobilizar não é perder tempo, é investir num futuro melhor para nossos filhos. Nenhum trabalhador ganhou nada de gratuitamente, ao longo da história do Brasil, tudo teve um preço de muita luta e mobilização.

Contamos com você também!!


MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST

Brasil, abril de 2012

http://www.brasildefato.com.br/node/9341

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz