Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.4.12

Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão - TVE e FM Cultura - TVE exibe a II Mostra de Cinema Gaúcho

Notícias

Netto e o Domador de Cavalos
Foto: Ivo Czamanski

TVE exibe a II Mostra de Cinema Gaúcho

Com o objetivo de valorizar a produção audiovisual local, a TVE exibe, a partir deste sábado, 14/04, às 22h30, a II Mostra de Cinema Gaúcho. De 14 de abril a 26 de maio, serão exibidos sete longas metragens produzidos no Rio Grande do Sul. A mostra contará com filmes que vão da divertida animação, como Wood e Stock – Sexo, Orégano e Rock'n'Roll, baseada nos quadrinhos de Angeli, até o drama épico adaptado da literatura gaúcha, como Manhã Transfigurada, adaptado do livro homônimo de Luiz Antonio de Assis Brasil.

Confira a programação:

Sábado, 14/04, às 22h30
Netto e o Domador de Cavalos

No início da Guerra dos Farrapos, o general Antônio de Souza Netto descobre que um antigo parceiro, Índio Torres, está preso. Para libertá-lo, se envolve com escravos rebelados. Entre eles, Negrinho, o melhor ginete da fronteira. A luta pela república e pela libertação dos escravos contra a tirania e a opressão em um amplo painel do século XIX.

Direção e roteiro de Tabajara Ruas. 

Sábado, 21/04, às 22h30
Wood e Stock – Sexo, Orégano e Rock'n'Roll

Na virada para 1972, na casa de Cosmo, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, que vivem intensamente o vapor barato total do flower power brasileiro ao explodir dos fogos de ano novo. Trinta anos se passaram e os heróis, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista.

Direção de Otto Guerra. Roteiro de Rodrigo John, com colaboração de Angeli, Otto Guerra, Marta Machado, Tomás Creus, Lúcia Kochm a partir das tiras de Angeli.

Sábado, 28/04, às 22h30
Sal de Prata

Cátia, uma bem sucedida economista, tem que repensar sua vida quando seu namorado Veronese, um cineasta polêmico, sofre um ataque cardíaco, deixando um passado obscuro, uma loja de artigos fotográficos, alguns curtas realizados e muitos roteiros no computador. 

Direção e Roteiro de Carlos Gerbase.

Sábado, 5/05, às 22h30
Manhã Transfigurada

Manhã Transfigurada é um filme baseado no romance homônimo de Luiz Antonio de Assis Brasil. No final do século XIX, época dominada por oligarquias e pela Igreja, a jovem Camila é forçada a casar-se com um rico fazendeiro para resgatar a posição social de sua família. Porém, na noite de núpcias, seu marido descobre que ela não é virgem. Furioso, ele a mantém prisioneira em sua casa, vigiada pela sua dama de companhia e com permissão de receber visitas apenas do padre e do sacristão locais, enquanto aguarda a anulação do casamento. A partir daí, ela se envolve em um triângulo amoroso que questiona a relação entre fé e razão.

Direção de Sérgio de Assis Brasil e roteiro de Marcelo Esteves.

Sábado, 12/05, às 22h30
Valsa para Bruno Stein

Relacionamentos de três gerações vivendo na mesma casa e a redescoberta do amor por duas pessoas que julgavam isso parte do passado. Bruno e Valeria, ao mesmo tempo em que descobrem uma paixão, lutam com todas as forças para sufocá-la.

Roteiro e direção de Paulo Nascimento, baseado no romance homônimo de Charles Kiefer.

Sábado, 19/05, às 22h30
Dias e Noites

Nos anos 60, em plena ditadura militar brasileira, a repressão política estendia suas consequências para os diversos planos da vida social - mesmo as relações familiares eram influenciadas pelo autoritarismo. Nesse contexto, Clô busca sua liberdade e seus direitos, depois de ser vítima de agressões físicas e morais por parte do marido. A guarda de seus dois filhos e sua plenitude como mulher são os principais objetivos dessa precursora da luta pelos direitos femininos.

Direção de Beto Souza. Roteiro de Lulu Silva Telles. Baseado no livro Clô, Dias e Noites, de Sérgio Jockymann.

Sábado, 26/05, às 22h30
Cerro do Jarau
O Cerro do Jarau é um lugar mítico do sul do Brasil, onde existe uma caverna cercada de lendas e mistérios, a Salamanca do Jarau. Três primos, Rebeca, Bento e Martin foram criados juntos numa estância ao pé do Cerro. Vinte anos mais tarde, Martin tornou-se padre, Bento um poeta fracassado e Rebeca proprietária da casa de shows "Lechiguana Clube". Rebeca vende o negócio para Correntino, um notório contraventor, que aposta na carreira de Lola, uma cantora de rock que sonha com a fama. Quando Correntino não cumpre a promessa de pagar o que é devido à Rebeca, esta ameaça entregá-lo à polícia.

Direção de Beto Souza. Roteiro de Beto Souza, Tabajara Ruas, Fernando Marés e Geraldo Borowski.

http://www.fcp.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=83&id=914

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz