Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.4.12

Julian Assange e WikiLeaks chegam à televisão!, Village Voice e Russia Today

15/4/2012, John Surico, Village Voice; e Russia Today
http://blogs.villagevoice.com/runninscared/2012/04/wikileaks_on_th.php


Luz, câmeras, ação. Na próxima 3ª-feira, 17/4, Julian Assange, fundador de WikiLeaks e hacker mundialmente conhecido, estará na televisão mundial, inaugurando um novo programa, do qual será apresentador e principal entrevistador, "The World Tomorrow" [O mundo amanhã/O amanhã do mundo], no canal patrocinado pelo governo da Rússia, de TV por satélite, Russia Today.

O programa será apresentado online e por televisão, em inglês, espanhol e árabe – três das línguas mais faladas no mundo – e com certeza deixará de cabelos em pé os altos escalões governamentais em todo o mundo.

A chamada que se vê em http://www.youtube.com/watch?v=TMIDuLA57Kg), distribuída internacionalmente hoje por Russia Today, é uma amostra do que fará e dirá, por televisão, em três línguas, o homem mais odiado e mais perseguido pelo poder no planeta. E, sinceramente, parece muito interessante.

Com clips de Occupy Wall Street, a 'Primavera Árabe' e cenas do calvário de Assange desde que foi preso, o vídeo termina com a declaração épica de Assange, que dá título ao programa: "Hoje, estamos à procura de ideias revolucionárias, capazes de mudar o amanhã do mundo/o mundo amanhã."


[ATENÇÃO: Omitimos vários parágrafos da matéria publicada hoje por Village Voice. Não há opinião que menos nos interesse ou preocupe do que a opinião de jornalistas do Village Voice sobre a chamada 'liberdade de imprensa'.

Nossa opinião é que qualquer jornalista que se meta a escrever sobre a  nenhuma liberdade de imprensa na Rússia de Stálin ou de Putin, mas nada diga sobre a nenhuma liberdade de imprensa na Inglaterra de Murdock ou nos EUA do lobby pró-Israel, faz jornalismo ainda pior que os jornalistas que trabalham (1) na imprensa de Murdock, na Inglaterra; (2) na imprensa do lobby pró-Israel nos EUA; e pior, até, que os jornalistas que trabalham (3) na imprensa do lobby antigoverno democrático do Brasil-2012.

Não há dúvida alguma de que, ao abrir espaço para um programa apresentado por Julian Assange, na televisão mundial, o governo da Rússia hoje faz melhor serviço a favor da liberdade de imprensa que tooooooooooooooooooooooodo o facinoroso 'jornalismo', por exemplo, da Rede Fox ou da Rede Globo, prá só citar dois exemplos impressionantes de empresas comerciais que promovem livremente (e comercialmente) a liberdade-zero de imprensa.

Nesse momento, por exemplo, está no ar no canal Russia Today o programa "Crosstalk" [em inglês], sobre a Síria. Uma coisa é certa: o programa é INFINITAMENTE MAIS INTERESSANTE que qquer coisa que jamais tenha sido vista nos canais comerciais no Brasil ou dos EUA, sobre a Síria (em http://rt.com/programs/crosstalk/still-syria-cross-talk/).


"The World Tomorrow", apresentado por Julian Assange, estará no ar e online na próxima 3ª-feira, 17/4, às 11h30 GMT. Poderá ser visto, pela internet, em http://assange.rt.com/hourglass_promo/

Nesse momento (19h47 do dom., 15/4), o canal Russia Today (em http://rt.com/news/assange-world-tomorrow-premier-date-time-934/) informa que a série "The World Tomorrow", programada para dez edições, mostrará Assange em entrevistas-conversas com "iconoclastas, visionários e personagens do poder".

Mas o que levou Assange, que está em prisão domiciliar na Inglaterra há 492, ainda sem acusação formal, às telas de Russia Today?

Assange responde que "Em primeiro lugar, em prisão domiciliar há tanto tempo, a ideia pareceu-me ótima: receber visitas ocasionais e perguntar a cada um o que pensa sobre o mundo. Depois, decidimos gravar as conversas mais interessantes. Depois decidimos que seria ótimo que mais gente assistisse àquelas conversas."

O fato de os entrevistados estarem postos ante um homem que está em prisão domiciliar e carrega uma pulseira eletrônica no tornozelo, e que estará estreando como jornalista entrevistador num canal de televisão, "revelou aspectos de gente interessante, que normalmente não se veem na televisão-comercial. O entrevistado, frente à Assange, enfrenta uma situação que nenhum entrevistado jamais enfrentou ante os jornalistas-padrão."

A identidade do entrevistado no primeiro programa, na próxima 3ª-feira, está sendo mantida sob total sigilo. E a primeira edição do programa acontecerá na data que marca os 500 dias do bloqueio financeiro decretado contra Wikileaks.

A contagem regressiva para "The World Tomorrow", com Julian Assange, começa hoje (http://rt.com/news/assange-world-tomorrow-premier-date-time-934/, com fotos).

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz