Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.4.12

Fazenda no Pontal do Paranapanema é ocupada por 600 camponeses | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Fazenda no Pontal do Paranapanema é ocupada por 600 camponeses

16 de abril de 2012




Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST


Como parte da Jornada de lutas, 600 integrantes do MST ocuparam no último domingo (14) a fazenda São Domingos, em Sandovalina, na região do Pontal do Paranapanema. A fazenda, que tem 1500 hectares de terras devolutas, é atualmente dominada pelo plantio da cana.

A fazenda São Domingos é foco de disputa desde 1995. Segundo Marisa de Fátima da Luz, integrante da Coordenação Nacional do MST, “a área é simbólica para o Movimento, pois foi palco de várias ocupações ao longo dos anos, e também palco de violência por parte dos latifundiários (em 1997, sete Sem Terras foram mortos na região). Além disso, é um símbolo de resistência da luta pela reforma agrária, pois antes da investida da cana que vemos na área hoje, tínhamos lutado contra a pecuária extensiva”.

A região do Pontal do Paranapanema, tradicionalmente dominada pelo latifúndio de pecuária extensiva, transforma-se gradualmente numa região na qual predomina o plantio de cana-de-açúcar, devido à existência de diversas usinas canavieiras na área.

As terras do Pontal foram recentemente demarcadas pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. De acordo com Delweck Matheus, coordenador estadual do MST, “acompanhamos a discussão da regulamentação, e vemos o processo como um recuo da reforma agrária. Essa regulamentação é uma forma de regularizar a grilagem histórica da região, pois vai dar as terras do Estado aos grileiros que já as detém. Por isso, temos que continuar lutando por essas terras”.

http://www.mst.org.br/node/13171

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz