Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.1.12

McDonald's muda receita do hambúrguer após denúncia do chef e apresentador britânico Jamie Oliver

McDonald's muda receita do hambúrguer após denúncia do chef e apresentador britânico Jamie Oliver

26/01/2012 - 20h45 | do BOL

O chef inglês Jamie Oliver

Do BOL, em São Paulo

Conhecido por sua luta para acabar com os restaurantes "fast foods" e tornar a alimentação dos grandes centros urbanos mais saudáveis, o chef britânico Jamie Oliver teve sua primeira "vitória" nos Estados Unidos. Ele conseguiu que a rede de lanchonetes McDonald's alterasse a receita dos seus hambúrgueres, afirma o jornal britânico "Daily Mail".

A receita, que o apresentador e culinarista apelidou de "lodo rosa", passa por um processo que transforma os restos de gordura e carnes impróprias para consumo em recheio para seus lanches. Após ser centrifugada, a carne é "lavada" em uma solução de hidróxido de amônia e água. A substância química é nociva à saúde, e a exposição excessiva em um longo período pode causar, entre outros efeitos, dor de cabeça, vômito e dores abdominais. 

"Basicamente, estamos falando de comida que seria vendia por um preço muito baixo para produzir comida para cachorro, mas, depois desse processo, é vendida como alimento para humanos", diz Oliver. A reação da audiência norte-americana ao saber sobre como o lanche é feito causou impacto no país.

Em seu programa, "A Revolução Cuilnária de Jamie Oliver", o chef mostra como são produzidos os alimentos processados que as pessoas consomem diariamente. Para explicar como o alimento chega até a mesa das pessoas, Jamie Oliver convida adultos e crianças a se juntar a ele no estúdio. 

"Muitas vezes as pessoas não sabem de onde a comida que eles comem vêm, ou a procedência dos alimentos servidos aos filhos deles na escola", afirma Oliver. Para o britânico, as pessoas teriam um alimentação mais saudável ao terem mais acesso à informação.

Em entrevista ao jornal britânico "Daily Mail", o microbiologista Geral Zirnstein, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, concordou que o uso do hidróxido de amônia deve ser banido. "Não considero que essa 'coisa' seja carne moída e acho que permitir que ela seja utilizada como tal é uma fraude", afirmou Zirnstein.

Representantes da rede de lanchonetes disseram que a retirada desses produtos de seus cardápios não está ligada a nenhum evento em particular, apenas ao "desejo da rede de respeitar e apoiar os padrões de segurança e qualidade dos alimentos, estipuladas pelo governo dos EUA".

Assista a um trecho do programa, em inglês, onde Jamie Oliver critica e explica o processamento dos hambúrgueres:

http://www.youtube.com/watch?v=wshlnRWnf30&feature=player_embedded#!

 

*Com informações do "Daily Mail"

http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2012/01/26/mcdonalds-muda-receita-do-hamburguer-apos-denuncia-do-chef-jamie-oliver.jhtm

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz