Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.12.11

Seminário debate experiências alternativas de produção habitacional e vida coletiva - Marco Weissheimer

Seminário debate experiências alternativas de produção habitacional e vida coletiva

by Marco Aurélio Weissheimer.

O Centro de Assessoria e Estudos Urbanos (Cidade) promove nesta sexta-feira, em Porto Alegre, o 1° Ciclo Internacional de Debates sobre Produção, Gestão e Vida Coletiva. Na pauta do encontro, entre outros temas, está o debate sobre experiências de produção habitacional e práticas de auto-gestão. O primeiro convidado será Pedro Fiore Arantes, professor da Universidade Federal de São Paulo e integrante do coletivo USINA, entidade que presta assessoria técnica a movimentos na área da habitação. Segue o convite para o encontro que inicia às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS:

Técnica e política são dois momentos presentes em qualquer atividade humana. Porém, no curto período histórico da modernidade, elas encontram-se fragmentadas no trabalho dos que pensam e dos que fazem. Nesta época a luta habitacional passa a ter como pano de fundo a autodeterminação popular e sua principal bandeira passa a ser a autogestão.

Os resultados da religação entre técnica e política sob a bandeira da autogestão podem ser algumas experiências socialmente transformadoras. Podemos tomar como referências iniciais a produção habitacional por ayuda-mútua, no Uruguai, e algumas entre as milhares experiências financiadas pelos programas Crédito Solidário e Minha Casa, Minha Vida – Entidades no Brasil nos últimos seis anos, pelo menos.

Estas experiências fazem parte de um projeto para viver diferente? No que consiste este projeto hoje? O que estas experiências de produção habitacional significam hoje diante do cenário dominado pelo produtivismo? Elas ajudam a avançar na definição de como se daria a autonomia técnica e política dos setores populares?

Debatedor convidado:
Pedro Fiore Arantes – Professor da Universidade Federal de São Paulo e integrante do coletivo USINA, entidade que presta assessoria técnica a movimentos na área de habitação.

Local: Auditório Elvan Silva da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Rua Sarmento Leite 320, térreo.
Data: Primeiro debate em 9 DE DEZEMBRO, 19H.
Inscrições: praticasdemorar@ongcidade.org
Entrada franca. Será oferecido certificação.

Mais informações em http://ciclopraticasdemorar.wordpress.com/
Promoção: ONG Cidade – Centro de Assessoria e Estudos Urbanos
Rua Antão de Farias, 50 – Bairro Bom Fim, Porto Alegre/RS / CEP: 90035-386
Tel/Fax: 0XX(51) 3264-3386

Apoio:
Misereor – Katholishe zentralstelle
Laboratório do Espaço Social – LABES
Laboratório de pesquisa Cidade-projeto / Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – PROPUR

http://rsurgente.opsblog.org/2011/12/08/seminario-debate-experiencias-alternativas-de-producao-habitacional-e-vida-coletiva/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz