Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.12.11

Onde estão os oficiais que interrogaram Dilma na Justiça Militar, em 70? | Viomundo - O que você não vê na mídia

3 de dezembro de 2011 às 13:34

Onde estão os oficiais que interrogaram Dilma na Justiça Militar, em 70?

Foto inédita mostra Dilma em interrogatório em 1970

A vida quer coragem (Editora Primeiro Plano), do jornalista Ricardo Amaral, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro. A foto abaixo, inédita, está no livro que conta a trajetória de Dilma Rousseff da guerrilha ao Planalto. Amaral, que foi assessor da Casa Civil e da campanha presidencial, desencavou a imagem no processo contra Dilma na Justiça Militar. A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos… ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro.

A ré Dilma na sede da Auditoria Militar no Rio de Janeiro, em novembro de 1970. Ao fundo, os oficiais que a interrogavam sobre sua participação na luta armada escondem o rosto com a mão (Foto: Reprodução que consta no processo da Justiça Militar)

PS do Viomundo: Neste post, republicamos o texto da revista Época, que afirma com todas as letras:  “A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos. Após 22 dias de tortura, ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro”.

A informação está incorreta. Em comentário postado no Viomundo hoje, segunda-feira, 5 de dezembro, às 10h17, Fernando Trindade aponta o erro, que, da Época, foi disseminado para outros veículos, inclusive para o Globo On-Line. Nós o resumimos:

Cabe aqui registrar a desonestidade do Globo On-line que neste momento tem a chamada “Livro divulga foto de Dilma após 22 dias de tortura”.

O objetivo  é questionar a tortura sofrida por Dilma, pois a foto mostra uma moça altiva e aparentemente bem após “22 dias de tortura”.

Ocorre que – e o Globo sabe perfeitamente – que (o livro registra isso) a foto é de 10 meses após a prisão e tortura de Dilma e não imediatamente depois.

Ao publicar uma chamada como essa o que o Globo calhordamente quer é fazer coro com os que negam a ignomínia da tortura durante o regime militar, tortura que não só lesionou, como provocou a morte do estudante Stuart Angel, do jornalista Vladimir Herzog, do operário Manoel Fiel Filho, entre tantos outros brasileiros.

(...)

Montagem desta foto, histórica, com a resposta, também histórica, de Dilma à provocação do senador Agripino Maia. Vídeo sugerido por Gerson Carneiro: http://www.youtube.com/watch?v=HBsdTiLsPow&feature=player_embedded

 

Fonte: http://www.viomundo.com.br/politica/foto-inedita-de-dilma-aos-22-anos-em-interrogatorio-apos-22-dias-de-tortura.html

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz