Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.12.11

direitos humanos

Respeito aos direitos humanos é condição para o desenvolvimento, diz presidenta Dilma

Posted: 09 Dec 2011 07:11 AM PST

Presidenta Dilma participa da cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2011 no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O respeito aos direitos humanos é condição para o desenvolvimento do Brasil, afirmou hoje (8) a presidenta Dilma Rousseff. Na cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2011, ela começou seu discurso citando as sequelas deixadas pela escravidão no país. A principal delas, segundo a presidenta, é a exclusão de milhões de brasileiros do desenvolvimento.

"A escravidão no Brasil tem uma contribuição muito maléfica. Permitiu que, ao longo da nossa história, a inclusão social e a distribuição de renda fossem tratadas como uma questão menor do desenvolvimento. Hoje nós temos a clareza que não é possível um país de 190 milhões de habitantes crescer apenas para alguns."

Além da escravidão, os regimes de arbítrio também provocam "efeitos distorcidos" sobre a sociedade, avaliou Dilma Rousseff. Para ela, a conquista dos princípios democráticos mudou o país que viveu sob um regime sob o qual "opinar podia levar ao cárcere e à morte".

"O Brasil devorou, digeriu esses artifícios autoritários e conseguiu construir uma democracia. Somos um país em que divergir não é mais sinônimo de exceção. Prefiro o barulho às vezes dolorido da imprensa livre que o silêncio das ditaduras", disse.

Segundo a presidenta Dilma, o Prêmio Direitos Humanos é um reconhecimento do Estado brasileiro aos que não só consideraram importante a luta em defesa da Declaração dos Direitos Humanos, mas transformaram a letra em realidade.

"Quero reconhecer o quanto o Brasil precisa da atuação de vocês, cidadãos corajosos, obstinados, protagonistas da luta contra a violência, a injustiça e a desigualdade. A militância é decisiva para fortalecer a cada dia o projeto de desenvolvimento."

Premiados -- Reconhecida pela firme atuação contra grupos de extermínios, a juíza Patrícia Acioli, da comarca de São Gonçalo (RJ), foi assassinada em 11 de agosto deste ano com 21 tiros. Na defesa da vida, Patrícia ofereceu a própria vida, disse o defensor público José Augusto Garcia de Souza, amigo da juíza. Quatro meses depois, a juíza foi condecorada pelo governo brasileiro com o Prêmio Direitos Humanos 2011 na categoria Enfrentamento à Violência. Sua irmã, Simome Acioli, veio à Brasília com a sobrinha Ana Clara para receber a homenagem que, definiu, "acalenta a alma".

O Prêmio Direitos Humanos é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa e na promoção e também no enfrentamento e no combate à violações dos direitos humanos no país. Os 21 contemplados em 2011 receberam um certificado assinado pela presidenta Dilma Rousseff e um trófeu em vidro recortado, desenhado pelo artista plástico João Paulo Sirimarco Batista a partir de personagens que representam as categorias do Prêmio.

Pela luta em defesa da Igualdade Racial, Creuza Maria Oliveira também foi agraciada com o Prêmio Direitos Humanos 2011. Do sertão da Bahia, de onde saiu aos dez anos de idade, Creuza ingressou, em 1984, na luta pelos direitos da trabalhadoras domésticas. Hoje, preside a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e integra o Conselho Nacional da Promoção da Igualdade.

Ex-morador de rua, Anderson Lopes Miranda foi contemplado na recém-criada categoria Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua. Após o assassinato de sete pessoas que dormiam na Praça da Sé, em São Paulo, articulou a criação do Movimento Nacional dos Moradores de Rua.

Ouça abaixo o discurso da presidenta Dilma ou leia aqui a transcrição.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

 

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz