Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

19.8.11

2ª Conferência Nacional de Juventude > I Conferência Municipal da Juventude - Bento Gonçalves

Etapa Municipal da 2ª Conferência Nacional de Juventude – etapa municipal – acontece no próximo sábado

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Habitação e Assistência Social e Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, promovem no próximo sábado, 20, das 8h30min às 16h30min, nas dependências do Sitracom (localizado na rua Candelária, nº35, bairro Juventude), a Etapa Municipal da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas da Juventude. O objetivo da Conferência é contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Juventude.

 

O encontro deve ser um instrumento para o exercício pleno da cidadania, assegurando a participação da Juventude na Construção de uma Política que permita ao jovem cumprir o lema “Conquistar direitos e desenvolver o Brasil", proposto para a Conferência.

 

A importância desta nova conferência é o fortalecimento da política Juvenil, que deve definir claramente quais são os direitos dos jovens e criar instrumentos que garantam o seu cumprimento pelos governantes, em nível federal, estadual e municipal.

 

O tema desta Conferência é “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos” e será dividido nos seguintes eixos:
I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;
II – Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015;
III – Articulação e integração das políticas públicas de juventude.

 

O temário será subsidiado por um texto-base, elaborado a partir das formulações contidas em diversos documentos. Neste documento são apresentados cinco eixos de direitos da juventude para contribuir com o debate que a Conferência irá proporcionar:
 - Direito ao Desenvolvimento Integral: educação, trabalho, cultura, comunicação;
 - Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais;
 - Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre;
 - Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos;
 - Direito à participação.

 

A realização da Conferência Municipal tem como principal tarefa, inserir os Jovens Bento Gonçalvense nesse debate, respeitando a rica diversidade que marca o segmento.

 

O evento conta com o apoio da União de Estudantes de Bento Gonçalves e Centro dos Estudantes da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, Câmara Municipal de Bento Gonçalves, Igreja Batista Betel, Pelotão Curumim e Diretório Regional de Estudantes - CARVI/UCS.

 

Programação da

I Conferência Municipal da Juventude
“Conquistar Direitos, desenvolver o Brasil”

 

8h30min – Inscrição e recepção dos participantes
9h – Abertura com Rodrigo Salton e leitura do regimento
9h30min – 1 ° Painelista: Direito ao desenvolvimento integral e Direito ao Território
10h – 2° Painelista: Direito à experimentação e qualidade de vida e Direito a participação
10h30min – 3° Painelista: Direito à diversidade e vida segura
11h – Apresentação do Grupo Missão de Impacto e Coffee Break
11h15min – Abertura para inscrições perguntas para os palestrantes
12h – Almoço
13h30min – Formação dos grupos
15h30min – Apresentação e defesa das propostas
15h45min – Apresentação do Grupo Missão de Impacto e Coffee Break
16h – Encerramento

Fonte: bentogoncalves.rs.gov.br

A juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude e a ução de programas como o Projovem e Prouni, e de políticas universais nas mais diversas áreas. O tema avançou de maneira signifi cativa com a criação dos conselhos e órgãos específi cos de juventude nos municípios e estados brasileiros e com a aprovação da Emenda Constitucional 65, que inseriu o termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. Um marco importante desse processo foi a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude, em 2008, com o lema: Levante Sua Bandeira, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para a juventude em nível federal, estadual e municipal. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos.

Agora, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que uma nova conferência defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais.

Estamos nos preparando para a  2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em um cenário repleto de novos desafios. A próxima Conferência será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. Não fique fora desse debate! Informe-se junto ao governo do seu estado e à prefeitura de sua cidade sobre as etapas preparatórias da 2ª Conferência.

Fonte: conferencia.juventude.gov.br

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz