Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.8.09

Questão Agrária

Questão Agrária | 21/08/2009 | 14h53min

BM matou sem-terra, diz ex-ouvidor agrário

Elton Brum da Silva levou um tiro de espingarda durante desocupação da fazenda Southall

Humberto Trezzi | humberto.trezzi@zerohora.com.br

O ex-ouvidor agrário do governo estadual e também ex-ouvidor da Segurança Pública, Adão Paiani, afirma que o sem-terra Elton Brum da Silva foi morto pela Brigada Militar. Brum foi morto hoje com um tiro de espingarda calibre 12 no peito, durante desocupação da fazenda Southall, em São Gabriel, que estava invadida por militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Veja imagens feitas na fazenda Southall

Paiani convidou o atual Ouvidor Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Gercino Silva, a vir ao Rio Grande do Sul investigar o episódio. Silva desembarca às 17h30min em Porto Alegre e, em seguida, irá a São Gabriel.

Paiani diz que foi procurado hoje, na condição de ex-ouvidor da segurança pública, por um oficial da BM que assistiu à desocupação da fazenda Southall em São Gabriel. Esse PM relatou que o sem-terra Elton Brum foi morto durante discussão com um oficial da BM que atua na região da Fronteira e tentava realizar a remoção dos militantes do MST do local. Brum teria dito alguns palavrões para o oficial, que revidou com um tiro de espingarda. O próprio oficial e alguns soldados teriam providenciado a remoção de Brum, ainda vivo, para o hospital de São Gabriel, numa viatura da BM. Brum morreu a caminho daquela cidade.

Até esse relato apresentado por Paiani, não havia versão sobre a morte de Brum — nem oficial, nem extra-oficial. Nenhum dos PMs presentes soube dizer se o sem-terra foi morto por tiro disparado por alguém da BM ou por seguranças da fazenda Southall. Procurada, a BM ainda não se pronunciou sobre o episódio, em função da perícia da morte ainda não ter sido concluída.

O Ministério Público de São Gabriel deve requisitar todas as armas utilizadas na operação, para verificar qual delas teria causado a morte de Brum.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz