Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.3.08

Resolução da OEA condena invasão colombiana ao Equador

06.03.08 - COLÔMBIA

A Organização dos Estados Americanos (OEA), após reunião com os 34 chanceleres que compõem a entidade, divulgou uma resolução, na qual condena a invasão, no último sábado, do território equatoriano pelas forças armadas colombianas. O presidente equatoriano, Rafael Correa, no entanto, quer ainda uma condenação da comunidade internacional, por violação da soberania de seu território.

Em entrevista à Agência Bolivariana de Notícias (ABI), durante visita a Venezuela, Correa disse que "se a comunidade internacional não condenar (a Colômbia) sem meias palavras, o Equador saberá responder ao agressor por seu ultraje". O presidente equatoriano disse ainda que está esgotando todas as instâncias diplomáticas para que o agressor seja condenado.

A resolução da OEA foi aprovada por unanimidade pelos membros da organização. No documento, os signatários reconhecem que as forças do exército colombiano violaram a soberania territorial do Equador, mas não prevê nenhuma condenação ao país. O documento reafirma também a inviolabilidade de um território de um Estado.

Durante a reunião, os estados membros da OEA acordaram a criação de uma comissão para visitar a Colômbia e o Equador e avaliarem, no local, a situação entre os dois países. Depois, os avaliadores irão redigir um relatório. De acordo com a resolução, os 34 chanceleres deverão participar de uma reunião, no próximo dia 17 de março, em Washington, para analisarem o caso.

Segundo informações da Agência Cubana de Notícias, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, considerou a resolução "uma mostra de paz e entendimento". Já a chancelar equatoriana, María Isabel Salvador - que abriu a reunião da OEA - disse que as acusações contidas em diversos comunicados do governo colombiano foram uma tentativa deliberada de desviar a atenção do grave ato cometido pela Colômbia, contra a soberania equatoriana.

Ela lembrou que o Equador sempre demonstrou ampla colaboração com a Colômbia para deter e entregar insurgentes capturados em território equatoriano. Por isso, a atuação do exército colombiano jamais pode ser considerada legítima defesa, pois nem os guerrilheiros mortos (eles estavam dormindo), nem o Equador realizaram atos que provocassem alguma reação militar.

Isabel pediu uma solução pacífica para o conflito interno colombiano, que respeite as leis do país; além das normas do direito internacional humanitário e dos direitos humanos.

O caso

No último sábado, mais de 15 membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (Farc-EP) foram mortos no Equador. No grupo, estava o número dois das Farc, Raúl Reyes. A atitude do governo colombiano, que invadiu o território equatoriano e violou a soberania do país, foi duramente repudiada por líderes latino-americanos.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz