Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.3.08

DESSERVIÇO À EDUCAÇÃO

O CPERS/Sindicato divulgou nota oficial sobre a atitude da secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, que abandonou hoje uma audiência pública na Assembléia, alegando “falta de segurança”. A nota afirma:

“O CPERS/Sindicato vem a público repudiar o comportamento antidemocrático e desrespeitoso da secretária da Educação, Mariza Abreu, que abandonou, na manhã desta terça-feira, dia 25, audiência pública na Assembléia Legislativa, alegando falta de segurança. A falta de segurança alegada pela secretária talvez seja reflexo das dificuldades enfrentadas para explicar à comunidade escolar gaúcha as políticas implementadas pelo governo do estado na educação: multisseriação, salas de aula superlotadas, falta de professores e de funcionários, fechamento de escolas, fechamento de bibliotecas e de laboratórios e falta de supervisão e orientação educacional nas escolas da rede estadual de ensino.

.
Ao abandonar a audiência, a secretária prestou um desserviço à educação, desrespeitando a autonomia do Poder Legislativo, através da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, tentando impor a sua vontade e não aceitando a troca de local. Isso nos remete a experiências de alguns países, entre os quais o nosso, onde os ditadores impunham suas vontades, reprimiam os movimentos sociais, elaboravam dossiês contra quem se insurgisse aos seus desmandos... A sociedade gaúcha não permitirá este retrocesso. Por fim, a comunidade escolar faz o seguinte questionamento: Por que a ACPM/Federação, o Conselho Estadual de Educação e o Ministério Público, que estavam presentes na audiência pública, também se retiraram?”
.
Escrito por Marco Weissheimer - 25/03/2008 às 21h01

MARIZA ABREU FOGE DE PAIS E ALUNOS

A secretária estadual de Educação, Mariza Abreu, abandonou hoje a audiência da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, da Assembléia Legislativa, alegando “falta de segurança”. Convocada para discutir o fechamento de escolas públicas, o processo de enturmação e a situação da educação pública no Estado, a audiência atraiu um grande número de alunos e pais. Com o plenarinho completamente lotado e muita gente do lado de fora, a coordenadora da comissão, Marisa Formolo (PT), transferiu a reunião para o auditório Dante Barone. Mariza Abreu não aceitou a mudança e saiu de fininho, pela porta dos fundos do plenário. “Já tive uma experiência muito desagradável em uma outra audiência no Dante Barone”, justificou a secretária. A fuga da secretária gerou muitas críticas. “O que falta à secretária de Educação é exatamente educação”, resumiu o deputado Elvino Bohn Gass.
.
“A secretária realmente não consegue encarar pais, alunos e a comunidade escolar. Não respeita a democracia e não tolera o diálogo. Sabe que as medidas que vem tomando na secretaria desmontam a rede pública estadual e não tem argumentos para explicá-las à comunidade escolar. Usou de pretexto para fugir do debate numa clara demonstração de desrespeito e descaso com o setor educacional e todos os envolvidos”, acrescentou o parlamentar. Para Bohn Gass, a atitude da secretária é coerente com a postura do governo que ela representa. “Para um governo que atrasa repasses do transporte escolar; fecha núcleos de ensino para jovens; reúne turmas sem qualquer critério, retira professores e diretores da área pedagógica para lançar às salas de aula; e desmantela uma Universidade pública, boicotar um debate democrático, infelizmente, é coisa corriqueira”.
.
Escrito por Marco Weissheimer - 25/03/2008 às 16h22

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz