Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.3.08

MULHERES DESEMPREGADAS EM LUTA PELA DEFESA DA VIDA

Movimento dos Trabalhadores Desempregados - MTD
Nós, mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, organizadas no Movimento dos Trabalhadores Desempregados – MTD, estamos hoje mobilizadas em Caxias do Sul, Pelotas, Bagé, Palmeira das Missões, Lajeado e Porto Alegre.
Viemos as ruas denunciar a política que o estado do Rio Grande do Sul, sobre comando da governadora Yeda Cruzius, vem aplicando para as mulheres desempregadas. Estamos há anos sem ter o direito de um trabalho digno para colocar comida na mesa de nossas famílias. E o estado sempre diz que não há recursos para investir em nossos grupos de produção. Mas de outro lado o estado já prevê a implantação de 15 novos presídios até 2010, para “gerar 10,2 mil novas vagas para detenção”. A cada ano que passa crescem os investimentos no aparato de repressão as trabalhadoras, nas periferias nossos jovens são torturados e vão parar nos presídios e quando nos levantamos para lutar contra está situação de desemprego e violência a única resposta do estado é mais repressão.
Queremos que o estado crie as condições necessárias para nossos grupos de produção funcionarem. Se o estado tem recursos para construir presídios e para subsidiar multinacionais ele tem para o seu povo desempregado. A obrigação do estado é dar condições de vida para o seu povo e não para empresas de outros países.
Reinvindicamos: o envio à Assembléia Legislativa do projeto de Lei sobre os Pontos Populares de Trabalho; execução da Lei Estadual n° 11.628/01: Programa Frentes Emergenciais de Trabalho para 2.500 famílias no RS; assinatura de convênio em projeto visando a garantia de alimentos saudáveis para as famílias de desempregadas organizadas, através da compra antecipada de produtos da agricultura familiar.
Em Porto Alegre ocupamos o Nacional – de propriedade da Wall Mart, estamos em 100 mulheres desempregadas protestando contra está política de estado que financia as multinacionais para se instalarem em nossa terra e lucrarem em cima de nossa miséria e da exploração de nossas companheiras camponesas.
Estamos também em 400 desempregadas ocupando o DETRAB – Delegacia Estadual do Trabalho e no interior do estado os SINE’s estão ocupados, com isso queremos ser recebido pelo secretario da Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schuler. Queremos respostas concretas para nossa pauta de reinvindicações.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz