Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.3.08

Líderes latino-americanos condenam invasão colombiana ao Equador

03.03.08 - COLÔMBIA

A invasão do território equatoriano pelo exército colombiano, no último sábado, - que culminou com a morte do número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes, e mais 17 guerrilheiros - causou o repúdio de líderes latino-americanos. O ataque acontece dias depois de o movimento armado insurgente liberar quatro reféns, de forma unilateral. .
.
O presidente do Equador, Rafael Correa, expulsou ontem (2) o embaixador colombiano de Quito e retirou o embaixador equatoriano de Bogotá. Correa disse que a resposta colombiana à denuncia de violação de soberania foi uma nova violação. O presidente decidiu ainda mobilizar tropas do exército para a fronteira.
Em nota, Correa disse que o pedido de desculpas do presidente colombiano, Alvaro Uribe, não seria suficiente: "Nessa ocasião, não será suficiente uma desculpa diplomática do Governo de Bogotá. Exigimos compromissos firmes e formais ante a comunidade internacional que garantam que não se repetirão esses inaceitáveis fatos que se somam à série de atropelos que sofre o Equador em conseqüência da violência imperante na Colômbia".
.
Hoje, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, também condenou a invasão colombiana: "Não podemos estar de acordo com que não se respeitem as fronteiras e lamentamos que o Equador tenha se sentido agredido". O apoio mais forte à decisão de Correa foi por parte do governo venezuelano. Também ontem, o presidente Hugo Chávez retirou de Bogotá o embaixador venezuelano e enviou para a fronteira Venezuela-Colômbia tropas militares.
.
Em um novo artigo publicado pelo jornal Granma, o ex-presidente cubano, Fidel Castro, responsabilizou o governo dos Estados Unidos pela atual crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela. Para o Partido Pátria Livre (PPL) paraguaio, a invasão "com o desalojamento de meios militares, artilharia, bombardeio e bombardeio aéreo a um território estrangeiro, é a mais grave tentativa do Governo colombiano de forçar o Equador a intervir na guerra suja colombiana".
.
Raúl Reyes era o negociador das Farc no processo de Acordo Humanitário, que Hugo Chávez e o governo francês tentam concretizar, para alcançar a libertação de reféns das Farc e presos políticos, como o caso da franco-colombiana Ingrid Betancourt. As Farc já estavam liberando reféns de maneira unilateral, na busca de se ampliar o espaço de um diálogo pela paz.
.
A Associação Latino-americana para os Direitos Humanos (ALDHU) também condenou, em Quito, a invasão das tropas colombianas ao território. Em comunicado, secretário geral da Associação, Juan de Dios Parra, disse que as forças militares colombianas "'transgrediram todas as normas internacionais que regulam o respeito das fronteiras".
.
A invasão
.
No sábado, o exército colombiano avançou com aviões em cerca de 10 quilômetros os limites da fronteira com o Equador. Segundo as explicações colombianas, o objetivo era atacar um grupo de guerrilheiro das Farc que estavam em território do Equador. Em nota, no entanto, o presidente Correa disse que não há nenhuma justificativa para a invasão territorial "o direito internacional exige que nos informe e que seja a força pública equatoriana a responsável pela captura".

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz