Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.3.08

PT se solidariza com governo e povo do Equador e repudia invasão colombiana

05/03/2008 - 13:18

O Partido dos Trabalhadores, em nota assinada pelo seu presidente nacional, Ricardo Berzoini, e pelo secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, manifesta solidariedade ao governo e ao povo equatoriano e repudia a invasão do espaço territorial do Equador por tropas colombianas.

O PT considera que a ação militar do governo colombiano, que violou o direito internacional, coloca sob ameaça a paz entre países da região, além de prejudicar o processo de negociação da paz e a troca de reféns.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo PT

Nota pública
.
1.O Partido dos Trabalhadores saúda o presidente do Equador, Rafael Correa, que está neste momento em território brasileiro, tendo realizado reunião com o presidente Lula e com outras autoridades brasileiras.
.
2.O Partido dos Trabalhadores manifesta sua solidariedade ao governo e ao povo equatoriano, repudiando a invasão do espaço territorial soberano do Equador por tropas colombianas. Não há pretexto que justifique esta violação do direito internacional, inspirada numa doutrina fracassada que, a pretexto de "combater o terrorismo", tem gerado destruição e instabilidade em várias regiões do mundo.
.
3.O Partido dos Trabalhadores considera que a ação militar desencadeada pelo governo Uribe em território equatoriano, além de ameaçar a paz entre os países da região, prejudica o processo de troca de reféns e as almejadas negociações de paz. Quem mata o negociador, demonstra não estar interessado na negociação.
.
4.O Partido dos Trabalhadores reitera seu apoio a constituição de um grupo de governos, que atue como facilitador, tanto no processo de libertação dos reféns, quanto no processo de negociação da paz na Colômbia. Governos de diferentes orientações ideológicas, na Europa e América Latina, estão comprometidos com estes objetivos.
.
5.O Partido dos Trabalhadores manifesta seu total apoio às demandas apresentadas publicamente pelo presidente do Equador, Rafael Correa, que exige um pedido de desculpas inequívoco por parte do governo Uribe, bem como garantias firmes de que não haverá nova violação do espaço territorial equatoriano. O Partido dos Trabalhadores apóia, também, a constituição de uma comissão de investigação, composta por governos da região.
.
6.O Partido dos Trabalhadores manifesta sua solidariedade ao Pólo Democrático Alternativo e a todas as forças políticas e sociais que se mobilizam, na Colômbia e em toda a América Latina, em favor da paz, da democracia e da justiça social.
.
Ricardo Berzoini
Presidente nacional do PT
.
Valter Pomar
Secretário de relações internacionais do PT

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz