Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.9.17

Moishe Postone | Tempo, trabalho e dominação social

Moishe Postone | Tempo, trabalho e dominação social (Booktrailer | Boitempo)
TV Boitempo | Publicado em 9 de set de 2014

Chega aos leitores brasileiros obra mais importante de Moishe Postone, "Tempo, trabalho e dominação social" (http://bit.ly/1n1rp0v). O livro propõe uma reinterpretação fundamental da teoria crítica de Marx. Fortemente influenciado pela Escola de Frankfurt e inserido em uma das tradições mais radicais e contemporâneas do marxismo, Postone analisa o capitalismo, antes de tudo, como uma forma de vida.
Leia a orelha do livro, assinada por Eleutério Prado: http://bit.ly/1pbGyum
***
"Postone produziu a melhor análise da teoria socioeconômica do Marx maduro desde Os limites do Capital (1982), de David Harvey. A obra é obviamente fruto de longos anos de pesquisa e vasta reflexão.
É o tipo de trabalho pelo qual valeu a pena esperar."
- David McLellan, American Political Science Review

"Nesta complexa, densa, fartamente embasada e gratificante monografia, Moishe Postone oferece uma reconstrução e uma reinterpretação fundamentais da estrutura central do Capital. O rigor e a riqueza dos argumentos de Postone tornam este um livro-chave até mesmo para aqueles que têm outras perspectivas da dinâmica do capitalismo."
- Bob Jessop, American Journal of Sociology

"Moishe Postone assumiu a ambiciosa tarefa de revitalizar as ideias de Marx olhando-as através das lentes da especificidade histórica pretendida por Marx, e não como a generalização transistórica enganosa que elas se tornaram. Esta douta exposição irá gratificar plenamente o leitor que seguir essa irrefutável argumentação."
- Robert Heilbroner, New School for Social Research

"Em sua tão longamente aguardada reconstituição da teoria marxista, Moishe Postone propõe uma explanação rica e original sobre por que [a crise do capitalismo] não pode terminar sem uma mudança fundamental. Desse modo, ele avança muito no sentindo de compensar o tão lamentado "déficit econômico" na teoria crítica da Escola de Frankfurt".
- Martin Jay, University of California, Berkeley

"Esta é a mais profunda releitura da teoria crítica de Marx na próspera literatura contemporânea sobre o assunto."
- Thomas McCarthy, Northwestern University

"Sem a aridez típica da 'volta às bases', sua leitura revela categorias – mercadoria, trabalho, valor, tempo – tão cativantes quanto qualquer uma interpretada neste século. Quando vinculado às visões da vida pós-capitalista a partir dos Grundrisse, o projeto marxiano aparece, de repente, mais vibrante do que os recentes debates sobre, precisamente, como postergar a teoria indicam."
- Jeanne Clarke, Telos


...

Moishe Postone, Vladimir Safatle & Jorge Grespan | Dominação social hoje
TV Boitempo | Publicado em 24 de jun de 2015

Mesa em torno da obra do pensador canadense Moishe Postone, no Seminário Internacional Cidades Rebeldes. Conferência de Postone sobre "Dominação social hoje", seguida de debate com o filósofo Vladimir Safatle e o historiador Jorge Grespan sobre crítica do valor, luta de classes e contingência.

◢ Saiba mais sobre TEMPO, TRABALHO E DOMINAÇÃO SOCIAL, obra mais importante de Postone: http://bit.ly/TempoTrabalhoDominação
◢ Saiba mais sobre o seminário: http://www.cidadesrebeldes.com.br
* * *
Panel on the work of Moishe Postone at Boitempo's Rebel Cities International Seminar. After a lecture on "Rethinking capitalism and reassessing Marx", professor Postone sat down to debate value criticism, class struggle, contingency and social domination today with the philosopher Vladimir Safatle and the historian Jorge Grespan.




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz