Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.2.17

Viveremos hoje mais um dia em que o Brasil sentirá vergonha de suas instituições.

Viveremos hoje mais um dia em que o Brasil sentirá vergonha de suas instituições

Por Fernando Brito


Bromance

Publicado no Tijolaço.

POR FERNANDO BRITO

 

Viveremos hoje mais um daqueles nada raros dias em que o Brasil sentirá vergonha de suas instituições.

A sabatina de Alexandre de Moraes  na Comissão de Constituição e Justiça do Senado é um destes espetáculos de hipocrisia que ficará marcado no imenso capítulo de infâmia que se escreve, nestes tempos, na história brasileira.

Não se fala do seu saber jurídico – ainda que manualesco, como se Direito fosse apenas um compêndio onde a realidade social e a complexidade humana devam ser enquadrados como as vítimas do leito de Procusto – nem da inclinação conservadora do indicado.

O que salta aos olhos é a inaptidão moral de um cidadão que – a definição é insuspeitíssima, do Estado de S. Paulo – só as relações de compadrio com o Presidente ilegítimo da República explicavam estar no Ministério e explicam estar na condição de virtual Ministro do Supremo.

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, não tem mais condições de permanecer no cargo, se é que algum dia as teve. Seu despreparo para tão importante função já estava claro havia algum tempo, mas o episódio em que ele antecipou a realização de operações da Polícia Federal (PF) no âmbito da Lava Jato, justamente na véspera da prisão do ex-ministro petista Antonio Palocci, teria de servir como gota d'água para sua dispensa, em razão de tão gritante imprudência. Infelizmente, porém, o presidente Michel Temer, sabe-se lá por que razões, preferiu contemporizar, correndo o risco de ter de enfrentar novas crises em razão do comportamento irresponsável de Moraes. (…)

E depois de listar as "obras" de Moraes, o ex-vetusto jornalão paulista aponta as tais razões: "Só velhas relações de compadrio podem explicar como o dono desse desastroso currículo virou ministro da Justiça."

Tudo é mais grave quando o compadre – e os compadres do compadre – lotam o rol de delatados, investigados e – sabe Deus se serão  um dia – potenciais réus a depender o juiz-compadre, cujo rigor jurídico permite copiar parágrafos e páginas alheios como se seus fossem e cuja noção de decoro bem se ilustra na visita ao Barco do Amor, a nau de má fama onde deu explicações à turma do pudim governamental.

Hoje, o Senado Federal transmuta-se na chalana Champagne, mas em escala muitíssimo mais  condenável. Afinal, os encontros lá embarcados são da esfera privada e a promiscuidade que se terá na Comissão de Constituição e Justiça é pública, portanto um atentado ao pudor. Ao ponto de estudar-se o providencial "sumiço" de seu presidente, Edison Lobão, para que não se passe o vexame de vermos juiz e réu trocando carícias verbais em público.

Recomenda-se o mesmo cuidado quando da votação no plenário do Senado, para que aquela estátua de Rui Barbosa que o domina, como os frades de pedra, não core ao se ver  convertida na imagem de Nossa Senhora que protegia os estabelecimentos de luz mortiça no passado, chalanas de terra firme.

Alguém explique ao velho Rui que os tempos mudaram e encurtou-se a túnica da deusa da Justiça ao tamanho de um traje de Carnaval.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz