Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.2.16

PARA COMITÊ DA ONU, ASSANGE ESTÁ 'DETIDO ILEGALMENTE'

PARA COMITÊ DA ONU, ASSANGE ESTÁ 'DETIDO ILEGALMENTE'

:

De acordo com a emissora britânica BBC, um comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) que examina um apelo do australiano irá arbitrar na sexta-feira que a permanência de três anos e meio do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, na embaixada do Equador em Londres equivale a uma "detenção ilegal"

4 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 10:48

Por Matt Siegel e Guy Faulconbridge

SYDNEY/LONDRES (Reuters) - A permanência de três anos e meio do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, na embaixada do Equador em Londres equivale a uma "detenção ilegal", irá arbitrar na sexta-feira um comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) que examina um apelo do australiano, de acordo com a emissora britânica BBC.

Assange, ex-hacker que se encontra abrigado na representação diplomática desde junho de 2012, disse ao Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da ONU que é um refugiado político cujos direitos foram infringidos, uma vez que não pôde pedir asilo no Equador.

A Reuters não conseguiu confirmar de imediato a reportagem da BBC, e a ONU declarou que o veredicto de seu organismo, que não implica em cumprimento obrigatório, deve ser publicado na sexta-feira. A polícia britânica disse que Assange será preso se sair da embaixada.

O australiano, de 44 anos, é investigado na Suécia a respeito de alegações de estupro em 2010, as quais ele nega.

"Caso a ONU anuncie amanhã que perdi meu caso contra a Grã-Bretanha e a Suécia, deixarei a embaixada ao meio-dia de sexta-feira para aceitar o aprisionamento da polícia britânica, já que não há perspectiva significativa de novas apelações", disse Assange em um comunicado na conta do Wikileaks no Twitter.

"Entretanto, caso eu prevaleça e seja considerado que os organismos dos Estados agiram ilegalmente, conto com a devolução imediata de meu passaporte e com o encerramento de novas tentativas de me prender", acrescentou.

Uma decisão a seu favor representaria o fato mais recente de uma jornada tumultuada para Assange desde que ele causou revolta nos Estados Unidos e em seus aliados por usar o WikiLeaks para vazar centenas de milhares de comunicações diplomáticas e militares secretas seis anos atrás, revelações que causaram muitos constrangimentos a Washington.

Assange teme que os suecos o extraditem aos EUA, onde ele pode ir a julgamento por conta dos vazamentos, um dos maiores da história norte-americana.

Ele rendeu manchetes em todo o mundo no início de 2010, quando o WikiLeaks publicou um vídeo militar confidencial mostrando um ataque de helicópteros Apache que matou uma dúzia de pessoas em Bagdá em 2007, incluindo dois funcinários da Reuters.

(Reportagem adicional de Daniel Dickson, em Estocolmo, e Michael Holden, em Londres)

http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/215889/Para-comit%C3%AA-da-ONU-Assange-est%C3%A1-'detido-ilegalmente'.htm

......................................................................


SLAVOJ ŽIŽEK, SOBRE CYPHERPUNKS

"Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet", de Julian Assange, já nas livrarias!

http://bit.ly/UZtlrt


OLIVER STONE, SOBRE CYPHERPUNKS

"Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet", de Julian Assange, já nas livrarias!

http://bit.ly/UZtlrt





Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz