Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.2.16

mobilização social contra pauta neoliberal do Senado

15/fev./2016, 17h53min

Em vídeo, Lindbergh Farias pede mobilização social contra pauta neoliberal do Senado

Lindbergh: "É um conjunto de propostas articuladas que significam um grande retrocesso" | Foto: Reprodução/Facebook

Lindbergh: "É um conjunto de propostas articuladas que significam um grande retrocesso" | Foto: Reprodução/Facebook

Da RBA

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) postou vídeo em sua página no Facebook no início da tarde desta segunda-feira (15) demonstrando preocupação com a pauta da Casa, que será retomada amanhã. "Não é uma pauta qualquer, na verdade, é um conjunto de propostas articuladas que significam um grande retrocesso. A volta das políticas neoliberais que fracassaram nos anos 90 no Brasil e na América Latina. Ataque a direito dos trabalhadores, ataque a direitos constitucionais, ataques a tudo que é público e a volta do discurso das privatizações."

O petista disse ter gravado o vídeo porque acha que o movimento sindical, os movimentos sociais, o movimento estudantil precisam se mobilizar. "Nossa resistência no Senado vai depender muito da mobilização da sociedade para impedir que esta pauta regressiva contra direitos dos trabalhadores e de ataque à soberania nacional seja aprovada no Congresso.

Lindbergh lembrou do primeiro projeto da pauta, o PLS 555, o Projeto de Lei das Responsabilidades das Estatais, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB), que "acaba com empresas públicas". Ele defende que o Senado derrote o PLS. "Transforma todas as empresas públicas em sociedades anônimas, que têm o lucro e as regras do mercado como prioridade. Só que a Caixa Econômica Federal têm um conjunto de atividades que são políticas públicas. Ela não ganha quando faz o Bolsa Família, quando faz o Minha Casa, Minha Vida. O BNDES, por exemplo, empresta com juros abaixo do mercado, porque sua finalidade principal é o desenvolvimento econômico nacional, ele tem que fazer desenvolvimento regional. Qual a finalidade de transformar uma empresa importante como a Embrapa em sociedade anônima?"

O senador menciona também projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que coloca limites para a dívida líquida e para a dívida bruta. "Só que do jeito que ele fez, os limites são tão rígidos que para alcançar, nós teríamos que fazer superávits primários superior a 3% do PIB. E aí, meu amigo, não tem jeito. Tem que cortar programas sociais, cortar investimentos."

"O terceiro projeto é um absurdo, é o Banco Central independente. Eu pergunto: independente de quem? Só se for do povo e da democracia, porque do jeito que está o projeto, um presidente da República eleito não vai poder nomear o presidente do Banco Central", acrescenta o parlamentar.

"O quarto ponto de pauta é a discussão do pré-sal. Você sabe que quem descobriu o pré-sal foi a Petrobras. Foram os brasileiros que descobriram o pré-sal. E hoje, a Petrobras é operadora única do consórcio e tem 30% de todas as reservas do pré-sal. Pois bem, eles querem tirar isso da Petrobras."

Lindbergh destacou também o projeto da terceirização, aprovado na Câmara e agora em discussão no Senado. "Eles querem colocar na pauta do Senado e, eu digo, este projeto só tem uma finalidade, que é reduzir salários de trabalhadores para aumentar os lucros dos empresários."


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz