Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.2.16

Judiciário atenta contra a democracia

CONTRAMÃO

Para presidente do PT, Judiciário atenta contra a democracia

por Eduardo Maretti, da RBA publicado 15/02/2016 15:17, última modificação 15/02/2016 17:06
RICARDO STUCKERT FILHO / PR
ConselhoPT.jpg

Rui Falcão, Lula e Fernando Haddad (à dir) estiveram entre os presentes na reunião do Conselho Político do PT

São Paulo – Em rápida entrevista coletiva após reunião do Conselho Político do PT hoje (15), em São Paulo, o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, criticou setores do Judiciário que, "ao cometer sucessivas violações de direitos constitucionais, com o propósito de atingir o governo Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o próprio PT, ameaçam a democracia do país". "Há um risco de se gestar um Estado de exceção dentro do Estado de direito", afirmou.

Ao lado de Lula e de integrantes da direção nacional, Rui Falcão participou da segunda reunião do Conselho, formado em setembro de 2015, para discutir exclusivamente dois temas: formas de retomada do crescimento econômico e as investidas contra o Estado democrático de direito.

"Quero desmentir cabalmente que a reunião foi marcada para discutir uma linha de defesa de Lula", disse, logo no início de seu encontro com a imprensa, por volta das 14h. "Isso não ocorreu, não estava na pauta, não foi mencionado. Quem antecipou fez por conta e risco", completou, ao referir-se às especulações sobre o teor do encontro por veículos da mídia tradicional.

Segundo o dirigente nacional petista, o tema mais discutido foram os ataques "sistemáticos" às garantias constitucionais, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato. Rui citou abuso de prisões preventivas, descumprimento do direito a habeas corpus, inversão do princípio da presunção de inocência e, com ênfase especial, a adoção abusiva das delações premiadas.

Rui Falcão enfatizou os atos arbitrários, que hoje buscam atingir o partido – e todas as empresas e pessoas físicas à sua volta. "Hoje, as pessoas têm de provar que não são culpadas, criminosos fazem acordo para fazer denúncias sem provas e são transformados em heróis pela mídia. Essas inversões não dizem respeito apenas ao PT", alertou, ressaltando a necessidade de fortalecer as instituições democráticas do país, em vez de enfraquecê-las.

Sobre economia, Rui Falcão afirmou que o partido defende mudanças na política econômica do governo Dilma desde o congresso nacional da legenda, no ano passado e citou a queda dos juros como uma das principais bandeiras petistas.

O ex-presidente Lula não falou com a imprensa. Segundo Rui Falcão, Lula se pronunciou no final da reunião do conselho, quando sugeriu "alguns encaminhamentos" ao Diretório Nacional.

Na reunião, a presença de lideranças petistas, membros do governo e aliados políticos. Entre outros, os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, e São Bernardo do Campo, Luis Marinho, o economista Márcio Pochmann, o secretário especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, o governador do Acre, Tião Viana, o escritor Fernando Moraes, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvândia Moreira, o governador do Piauí, Wellington Dias, o dirigente Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, o líder do PT na Câmara, Afonso Florence.

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/02/para-presidente-do-pt-judiciario-atenta-contra-a-democracia-285.html



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz