Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.8.15

Governo Sartori tira do ar página do Gabinete Digital

Governo Sartori tira do ar página do Gabinete Digital

gabinetedigitalinstitucional

Por Vinicius Wu (*)

1. O Governo do Rio Grande do Sul – o mesmo que não paga mais salários em dia para seus servidores – acaba de retirar do ar a página do Gabinete Digital, criado em 2011.

2. Na era digital, isso é o mesmo que destruir arquivos, queimar documentos, livros etc. É apagar uma memória institucional que não pertence a um ou outro governo, mas à sociedade. É grave e absurdo!

3. Mais grave ainda por se tratar de uma experiência reconhecida internacionalmente, vencedora de diversos prêmios nacionais e internacionais, inclusive, prêmios concedidos pelo Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas (ONU).

4. O Gabinete Digital tem sido objeto de estudo de dezenas de pesquisas acadêmicas, com mais de 50 trabalhos acadêmicos, entre artigos, dissertações e teses já elaboradas e publicadas em diversas instituições de pesquisa dentro e fora do Brasil. Diversos desses pesquisadores recorriam à base de dados do site para proceder suas investigações. No entanto, agora, o Governo do calote resolve apagar a memória do projeto.

5. Cumpre registrar, ainda, que esse projeto foi desenvolvido com tecnologia própria, através da Companhia Estadual de Processamento de Dados. Portanto, há recurso público investido e o atual governo resolve jogar tudo no lixo.

6. O direito à memória deve ser defendido em ambientes digitais. Um governo não tem o direito de, simplesmente, apagar a história e o desenvolvimento das instituições públicas.

Os arquivos de um órgão governamental são públicos, não pertencem a nenhum governo. Nenhum governo tem o direito de sumir com arquivos, apagar documentos e negar o direito à memória a seus cidadãos.

(*) Vinicius Wu foi coordenador do Gabinete Digital no Governo Tarso Genro. Atualmente, é secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. Esse texto foi publicado originalmente na página do autor no Facebook.



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz