Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.8.15

Caxias do Sul tem um CC para cada 1,5 mil habitantes

Dinheiro público05/08/2013 | 08h27

Caxias do Sul tem um CC para cada 1,5 mil habitantes

Este número é seis vezes maior do que o quadro disponível no governo federal, onde há um cargo de confiança para cada 8,6 mil habitantes

Jéssica Britto

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que só no Rio Grande do Sul, entre 2005 e 2012, o número de cargos de confiança (CCs) aumentou 16,4%. Em Caxias do Sul, no mesmo período, o acréscimo foi de 112%. Em 2005, a prefeitura tinha 124 CCs. Em 2012, já eram 264. Atualmente, Alceu Barbosa Velho tem 288 cargos preenchidos.

Se levarmos em consideração o Censo do IBGE 2010, que contabilizava 435.564 habitantes em Caxias, há um CC para cada 1.512 moradores. Esse número é seis vez maior do que ao quadro de CCs no governo federal. Faça os cálculos. Se o Brasil tem cerca de 190 milhões de habitantes e a União 22 mil cargos comissionados há, na verdade, um CC para um grupo de 8,6 mil habitantes.

Segundo o cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Henrique Aguiar Serra, os cargos estão previstos na legislação e são utilizados na composição burocrática-administrativa-política das gestões públicas. Para defini-los como essenciais é preciso analisar a função exercida e a atuação de cada CC.

A contratação desses funcionários, conforme justificativa dos prefeitos, serve para qualificar o trabalho, pois são necessárias equipes capacitadas, comprometidas e com afinidade política. O número ideal para cada município, no entanto, ainda está longe de seguir uma regra única. Para Serra, o município só terá controle desses cargos, mesmo que queira ter uma lei própria, se houver mudança na constituição federal.

— Contudo, trata-se de questão primordialmente política e o controle democrático exercido pela sociedade e imensa maioria da população, sem qualquer dúvida, é imprescindível — disse.

Os gastos mensais com CCs em Caxias em toda a esfera administrativa é de R$ 1.956.287,79.


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz