Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.5.15

Governo deveria dialogar com movimentos e aliados sobre flexibilização do ajuste

PAULO VANNUCHI

Governo deveria dialogar com movimentos e aliados sobre flexibilização do ajuste

Analista comenta crescentes manifestações contrárias ao ajuste fiscal, e diz que medidas não apontam para a retomada do crescimento
por Redação RBA publicado 21/05/2015 13:07, última modificação 21/05/2015 14:01
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Levy

Para Vannuchi, propostas de ajustes de ministro Joaquim Levy se aproximam de agenda neoliberal

São Paulo – Em comentário na Rádio Brasil Atual hoje (21), o analista político Paulo Vannuchi diz que estamos "caminhando, mais uma vez, para uma situação de dificuldades para Dilma", ao repercutir manifesto assinado por entidades sociais, acadêmicos e políticos, incluindo dois senadores do PT – Paulo Paim (RS) e Lindbergh Farias (RJ) –, divulgado ontem (20) com críticas ao ajuste fiscal proposto pelo governo.

Vannuchi observa que o movimento sindical, a CUT, setores do PT e até mesmo o ex-presidente Lula têm argumentado que o impacto produzido pelas Medidas Provisórias (MP) 664 e 665, que restringem o acesso a benefícios sociais e previdenciários, é pequeno, diante das necessidades do ajuste e que, portanto, as MPs "poderiam muito bem ser flexibilizadas".

O colunista avalia que o governo não leva em conta cálculos políticos ao não transigir das medidas e falha ao não proporcionar um debate com todas as forças, "conversar e divergir, de maneira civilizada", para conter o clima de insatisfação. "Quando fica no plano tecnocrático, da planilha e do número, você pensa que vai resolver problemas, mas produz problemas maiores."

Para ele, é arriscada a estratégia do ajuste baseada na perspectiva de que o desempenho da economia deva melhorar com tais medidas. Se der certo, Dilma se fortalece. "Ou, pode acontecer o contrário. Pode se confirmar uma recessão crescente, que muitos economistas preveem", alerta Vannuchi. "Daí não será a grande mídia que irá socorrer o governo."

"Se ajustes são necessários, que esses ajustes mostrem como haverá uma retomada do crescimento. Não é o que se mostra, até o momento, em que toda a argumentação de Joaquim Levy (ministro da Fazenda) se aproxima muito mais do discurso neoliberal de Marina e Aécio, que Dilma derrotou. Dilma eleita não pode implantar o programa que combateu no seu horário eleitoral."

Vannuchi cita o manifesto divulgado ontem, em que intelectuais e lideranças políticas criticam o ajuste fiscal, e diz que é hora de "estimular o debate, a discussão, o diálogo".

Ouça o comentário completo para a Rádio Brasil Atual:

http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2015/05/vannuchi-defende-flexibilizacao-do-ajuste-e-dialogo-com-o-movimento-sindical-1564.html


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz