Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.11.13

A advocacia popular e a efetivação da Constituição - Carta Maior

22/11/2013 - Copyleft

A advocacia popular e a efetivação da Constituição

No ano em que se comemora os 25 anos da Constituição que, não à toa, ficou conhecida como cidadã, uma notícia proporciona alento e nos recobra a esperança.










Patrick Mariano (*)


E Deus, falando à multidão anunciou: ‘A partir de hoje chamar-me-eis Justiça.’ / E a multidão respondeu-lhe: ‘Justiça nos já a temos e não nos atende’. / ‘Sendo assim, tomarei o nome de Direito’. / E a multidão tornou-lhe a responder: ‘Direito já nós o temos e não nos conhece’./ E Deus’: ‘Nesse caso, ficarei com o nome de Caridade, que é um nome bonito.’/ Disse a multidão: /
‘Não necessitamos de caridade, o que queremos é uma Justiça que se cumpra e um Direito que nos respeite’.” (José Saramago).
__
 
No ano em que se comemora os 25 anos da Constituição da República de 1988, em meio a um contexto de incessantes ameaças aos princípios e garantias fundamentais trazidos pela Carta que, não à toa, ficou conhecida como “cidadã”, uma notícia proporciona alento e nos recobra a esperança.
 
 
Entre os dias 14 a 17 de novembro, no assentamento Filhos de Sepé, cerca de 50 quilômetros da cidade de Porto Alegre, realizou-se o XVII Encontro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP.
 
 
Trata-se de uma organização em formato de rede, sem presidente ou hierarquia, que reúne em torno de 600 advogados e advogadas de movimentos sociais, estudantes de direito e juristas comprometidos com as causas populares.
 
 
Surgida no contexto de intensa criminalização dos movimentos de luta pela terra na segunda metade dos anos 1990, hoje a RENAP é integrada, também, por defensores de outras temáticas como meio-ambiente, moradia e povos indígenas.
 
 
Muitas vezes, esses profissionais atuam voluntariamente, porque movidos principalmente pela ação de militância política e identidade com as demandas dos movimentos sociais que reivindicam maior aprofundamento da democracia.
 
 
A abertura do encontro ocorreu no Palácio Piratini com uma homenagem ao Procurador aposentado do Estado, Jacques Távora Alfonsin, um dos fundadores da RENAP e reconhecido militante dos direitos humanos, agraciado com a mais importante honraria do Executivo gaúcho: a Medalha Negrinho do Pastoreio.
 
 
Criada em 25 de março de 1972, a Medalha Negrinho do Pastoreio é entregue a personalidades que prestam relevantes serviços em favor das pessoas, do Estado ou da Pátria.
 
 
O atual contexto das lutas sociais no Brasil, bem como os desafios para a advocacia popular na atualidade e a busca de um sistema de justiça mais democrático e inclusivo, estiveram em pauta nas discussões.
 
 
A advocacia, profissão muitas vezes incompreendida e desprezada, serviu de importante grito contra as injustiças cometidas pelo sistema político e jurídico ao longo da história do País.
 
 
Nomes como Evaristo de Morais, Sobral Pinto, Evandro Lins e Silva, Nilo Batista, Suzana Angélica Paim e Aton Fon Filho, entre outros, são referências da luta pela afirmação dos direitos e garantias e desempenharam e desempenham decisivo papel nas lutas sociais.
 
 
Neste contexto é que a experiência da RENAP, apesar de pouco conhecida nos meios mais tradicionais da justiça, precisa ser reconhecida e valorizada, pois resgata aquilo que a profissão possui de mais nobre: a obsessão pelas liberdades e o compromisso com a transformação social.
 
 
Ganha mais relevo e importância a atividade da RENAP quando infelizmente se vê, nos dias de hoje, uma sociedade cada vez mais adoecida pelo consumismo desenfreado e fechada em si mesmo, em que a tônica é o medo do outro e o egoísmo é estimulado.
 
 
O altruísmo resgatado por esses defensores e defensoras da liberdade alheia junto aos movimentos sociais, que lutam dia a dia pelos direitos há 25 anos prometidos na Constituição da República, serve de exemplo a jovens estudantes de direito, que ali encontram uma forma de desaguar a vontade de transformação do mundo, tão inerente à juventude.
 
 
A democracia deve ser vista como obra inacabada e em constante construção. Para tanto, o papel dos movimentos socais, tensionando, reivindicando e exigindo do poder público a efetivação e aprofundamento democrático é fundamental. E nesta ação, a advocacia popular desempenha papel importante na assessoria e construção coletiva junto aos atores políticos. 
 
Como fruto desses 17 anos de atuação, os advogados da RENAP obtiveram várias decisões judiciais que reafirmaram a legitimidade de atuação política desses movimentos, em um repertório de conquistas consolidado em dois livros jurídicos e incontáveis cartilhas, e que tem sido difundido em inúmeros encontros de formação e debates políticos Brasil adentro sobre o tema da justiça e transformação social.
 
 
Talvez o maior legado desses abnegados advogados e advogadas nesses 17 anos tenha sido a demonstração da certeza de que o direito e a lei são frutos das lutas sociais e que, para os pobres, só passaram a existir quando estes decidiram não se conformar com as injustiças, se colocaram em movimento, ergueram a cabeça e foram em busca da dignidade prometida.


 
(*) Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília e integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares-RENAP

Créditos da foto: Latuff


http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Principios-Fundamentais/A-advocacia-popular-e-a-efetivacao-da-Constituicao/40/29607


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz