Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.2.13

Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão - TVE e FM Cultura - Documentário Caminhão da Alegria – 60 anos do Trio Elétrico é exibido no Recortes TVE

Cena de Caminhão da Alegria
Foto: Divulgação TVE Bahia

Documentário Caminhão da Alegria – 60 anos do Trio Elétrico é exibido no Recortes TVE

A história da evolução do trio Elétrico, a maior invenção do Carnaval da Bahia, é o tema do documentário Caminhão da Alegria – 60 anos do Trio Elétrico, exibido pelo Recortes TVE neste sábado de carnaval, 9 de fevereiro, às 22h. A criação de Dodô e Osmar é contada pela família Macêdo, pelos filho de Dodô, Moraes Moreira, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Luiz Caldas, Daniela Mercury, Bell Marques e muitos outros. No filme são destacadas a história da fobica, do pau elétrico e a criação da guitarra baiana, com entrevistas inéditas e as músicas que marcaram época ao longo do 60 anos de existência do trio elétrico.

Produzido pela TVE Bahia, com direção de Edinilson Motta Pará e Dayse Porto, Caminhão da Alegria – 60 Anos de Trio Elétrico, conforme o indica o título, conta a história do trio elétrico, com destaque para as inovações musicais e tecnológicas que se sucederam ao longo dessa trajetória. O documentário traz depoimentos inéditos de personalidades que marcaram a história do trio, a exemplo de Orlando Campos, criador do Trio Tapajós na década de 60,  e do cantor Moraes Moreira, que, ao gravar Jubileu de Prata em 1975, tornou-se o primeiro cantor de trio.

A primeira parte do documentário apresenta desde a criação do pau elétrico, instrumento desenvolvido por Dodô e Osmar que possibilitou a eletrização dos frevos e marchinhas que animavam os carnavais das décadas de 40 e 50, até as inovações propostas pelos Novos Baianos, que arrastaram multidões nas ruas de Salvador nos anos 70. Destaque ainda para o desfile da Caetanave, uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso em sua volta ao Brasil, em 1972, após três anos de exílio.

A segunda parte relembra marcos das décadas de 1980, 1990 e 2000. O surgimento da axé music e do samba-reggae, a profissionalização dos blocos e a influência da música afro são alguns dos destaques desse período. O documentário relata ainda o conflito entre os blocos afros e os trios elétricos nas décadas de 70 e 80, a formação das bandas e cantores que se tornaram as estrelas do carnaval e a crescente presença do pagode e do samba que, nesta década, começaram a ganhar espaço nos trios.

TVE
Recortes TVE – Caminhão da Alegria – 60 anos do Trio Elétrico
Sábado, 9 de fevereiro, às 22h / Quarta, 13 de fevereiro, às 23h30


http://www.fmcultura.com.br/?model=conteudo&menu=83&id=1291

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz